Artigos Opinião
Pedro Taques, o herói do MPF
Taques era uma espécie de anti-Deltan Dallagnol. Enquanto o campo de batalha de Deltan são as trepidantes telas de computador, a consulta a bancos de dados e o cenário de baixo risco das entrevistas coletivas, Taques enfrentava os riscos verdadeiros.
Arrogância e prepotência
Basta a posse, e todos seus antecessores nunca fizeram nada certo. Deixaram obras inacabadas, dividas, projetos irrelevantes, ações que deveriam ser feita e não foram efetuadas.
Orçamento e realidade
O orçamento terá mais recursos que o deste ano para investimentos, mas ainda é pouco. É quase que repetir o exemplo do ano passado em que se tinham cinquenta centavos em cada 100 reais para investimentos.
Verão, diversão e segurança
Segundo dados da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República, aproximadamente 10 mil ocorrências de desaparecimento de crianças e adolescentes são registradas anualmente em delegacias de todo o país.
Chavões e Modismos
Modismos, que são os clichês usados em um determinado momento, estimulados pelos meios de comunicação abundam nos jornais, principalmente colunas sociais: “No agito” dos “ricos e famosos” a fulana “causou”.
Você pode ser preso
E ainda tem gente que defende o recrudescimento carcerário como técnica de solução do problema da criminalidade. Só defende isso ou quem não conhece a realidade ou quem é cúmplice dela, ou seja, ou por ignorância ou por má-fé. Não tem meio-termo.
De analogia
O discurso não muda. Ouço políticos no poder falando sobre a crise, botando mais fardos sobre os ombros do cidadão e exigindo que ele se sacrifique ainda mais. Solução eles não apresentam, mea culpa não fazem e não admitem renunciar como forma de atestar que fracassaram.
Uma terceirização diferente
Pois continua na presidência da AMM o ex-prefeito de Nortelândia. Ele concorreu em chapa única. Um detalhe torna essa eleição diferente das demais disputas, o que torna o novo mandato bastante distinto dos anteriores.
Novo mandato, muitos desafios
Sem qualquer previsão para os municípios, registra-se a redução nos repasses dos governos federal e estadual. A crise econômica e o instável momento político são fatores agravantes que preocupam os prefeitos eleitos e os reeleitos.
Um novo Estado
A noção desta diferença permite a ter uma certeza: a de que o viver democrático requer responsabilidades de todos. Responsabilidades, as quais permitem a passagem para um novo campo, onde a relação se dá entre iguais, mesmo que estes sejam, e, de fato, os são diferentes.