Noticias Meio Ambiente
Reunião irá definir campanha contra queimadas em Tangará da Serra
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) – unidade de Tangará da Serra, realiza na próxima terça-feira,11, uma reunião que irá definir sobre a campanha contra queimadas. A reunião que acontece na sede da Promotoria de Justiça, às 9h, contará com a presença de representantes da prefeitura municipal bem como órgãos ligados ao assunto, além da sociedade de um modo geral. De acordo com o diretor regional da Sema – unidade de Tangará da Serra – Alvino de Oliveira Filho, a reunião dará início aos trabalhos envolvendo a campanha contra queimadas. Na ocasião, além das parcerias, será definido o tema e de que forma a campanha será realizada neste ano no município. O diretor da Sema, acrescenta ainda que provavelmente a campanha deverá iniciar em junho.
MPE promove Seminário Regional Ambiental em Tangará da Serra
O Ministério Público Estadual promoveu ontem, em Tangará da Serra, o Seminário Regional Ambiental - MP e Sociedade. O evento foi realizado no auditório do Centro Cultural durante todo o dia e contou com palestras sobre temas ambientais apresentadas por pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).
Fracassa a 1ª tentativa de tapar poço de petróleo no Golfo do México
A primeira tentativa de colocar uma câmara de aço e cimento sobre o poço submarino de petróleo para cessar o vazamento de óleo no Golfo do México não funcionou, devido à formação de cristais de gelo que taparam a cúpula da estrutura, informou hoje a British Petroleum (BP).
Em 2 semanas, Sema aplica R$ 3,5 milhões em multas
Em apenas duas semanas, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) emitiu R$ 3,5 milhões em multas. O valor é referente a 3 pontos de desmatamento encontrados a partir da divulgação dos dados do Sistema de Alertas de Desmatamentos (SAD), do Imazon e do Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), divulgados em seus últimos boletins. E ainda faltam outros 149 pontos para serem fiscalizados.
MT Legal facilita regularização fundiária em Mato Grosso
O Governo de Mato Grosso garante oportunidades aos produtores rurais para a regularização fundiária. Por meio do Programa Mato-grossense de Regularização Ambiental Rural (MT Legal), o produtor rural que teve sua propriedade embargada por irregularidades ambientais, pode aderir ao MT Legal, por meio do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Este é o primeiro passo para que os órgãos ambientais liberem a área. Nessa quarta-feira (06.05), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) autorizou a primeira liberação de área embargada, na região de Lucas do Rio Verde (a 360 km ao Norte de Cuiabá).
Fiscalização da Sema já verificou 95 pontos de desmatamento detectados pelos satélite
O coordenador de Fiscalização de Florestas e Unidades de Conservação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Eduardo Rodrigues disse nesta sexta-feira (07.05) que somente este mês as equipes de fiscalização já verificaram 95 dos 310 pontos de desmatamento apontados pelo Sistema de Alertas de Desmatamentos (SAD), do Imazon e o Sistema de Detecção de Desmatamentos em Tempo Real (Deter), do Inpe, divulgados em seus últimos boletins.
Onda de calor provoca "invasão" de crocodilos no México
Uma forte onda de calor está provocando uma "invasão" de crocodilos no Estado de Tabasco, no sudeste do México.
Ibama apreende 270 mil sacas de soja em Mato Grosso
O Ibama em Mato Grosso já apreendeu mais de 270 mil sacas de soja ilegal plantadas em áreas embargadas no município de Bom Jesus do Araguaia, localizado a mil quilômetros de Cuiabá. Dos 5,2 mil hectares de grãos plantados numa fazenda, 3,6 mil hectares estão dentro das terras indígenas Maraiwatsede, dos índios Xavantes.
Desmate pode voltar a crescer no Estado com greve do Ibama
A greve iniciada por agentes que fiscalizam delitos ambientais em Mato Grosso pode voltar a impulsionar o desmatamento no Estado. O temor é apontado pelo superintendente regional do órgão, Ramiro Hofmeister de Almeida Martins Costa, sobretudo após o ato de protesto dos analistas ambientais, que formalizaram ontem a abertura de mão das nomeações como fiscais.
Greve no Ibama põe MT sob risco de desmatamento
Em um ato de protesto, agentes federais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Mato Grosso colocaram à disposição da superintendência regional as portarias que permitem aos analistas e técnicos ambientais assumirem a responsabilidade de fiscal. Com a portaria, o servidor passa a ter competência para lavrar autos de infração, termos de embargo e apreensão.
