Noticias MT Eleições 2014
Decisão do STF sobre ficha limpa é sinal de complicação para Henry e Fabris
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) comemora a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que nesta quarta (27) manteve o entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a aplicação da Lei Complementar 135, conhecida como ficha limpa. A Corte julgou o recurso sobre a impugnação do registro de candidatura de Jader Barbalho (PMDB), que em 2001 renunciou ao seu mandato de senador para evitar um processo de cassação.
Em Sinop, Maggi é mais votado; Silval tem dobro de votos de Mendes
Mais votado no Estado, com 1.073.039 votos (37,08%), o senador eleito Blairo Maggi (PR) também liderou a disputa em Sinop, onde teve o apoio de 34.857 eleitores (34,02%), deixando para trás o candidato do município, o suplente de senador Jorge Yanai (DEM), que ficou em segundo lugar no ranking local, com 23.731 votos (23,16%). No Estado, o democrata não teve o mesmo êxito, sendo apenas o quinto colocado, com 101.766 votos (3,52%).
Adiado recurso de Pedro Henry, STF poderá beneficiá-lo
Ficou para esta quarta-feira (27), a partir das 18h, o julgamento do Recurso Ordinário (RO) de número 174202, do deputado federal Pedro Henry (PP), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O parlamentar, que ao tentar a reeleição recebeu 81 mil 454 votos, tenta obter o registro de sua candidatura, anulada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER-MT) com base na Lei da ficha limpa (Lei complementar 135/2010).
Em Rondonópolis, Maggi vence todos os adversários; Mendes bate Silval
Um dos principais nomes do cenário político de Rondonópolis, o senador eleito Blairo Maggi (PR) foi o candidato mais votado em todo o Estado, com 1.073.039 votos (37,08%), cerca de 364,6 mil votos à frente do segundo colocado, Pedro Taques (PDT), que teve 708.440 (24,48%). No entanto, em sua própria base eleitoral, a vantagem em relação ao pedetista foi estreita. O ex-governador liderou o ranking do município com o apoio de 63.981 eleitores (34,12%), exatamente mil a mais que Taques, 62.981 votos (33,59%).
Defesa de Eliene Lima crê que decisão do TRE não surtirá prático
A expectativa da defesa do deputado federal Eliene Lima (PP), cassado pela Justiça Eleitoral por compra de votos na campanha de 2006, é que o progressista não deixe o cargo devido o andamento dos trâmites burocráticos. Com isso, a suplente da vaga Celcita Pinheiro (DEM), viúva do ex-senador Jonas Pinheiro, não chegará a tomar posse.
Com leve vantagem, Taques supera Maggi em VG, mas não puxa Mendes
Da mesma forma que o senador eleito Pedro Taques (PDT) conseguiu superar o candidato mais votado em nível estadual, Blairo Maggi (PR), em Cuiabá, o ex-procurador da República mostrou seu favoritismo vencendo também em Várzea Grande. No segundo maior colégio eleitoral do Estado, ele teve 86.130 votos (34,56%), enquanto Maggi recebeu 85.434 (34,28%).
Silval garante estar tranquilo sobre crimes eleitorais apurados no TRE
Apesar de ser investigado em oito ações de crimes eleitorais pela corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), o governador Silval Barbosa (PMDB) declara estar tranquilo com os trâmites dos processos e afirma acreditar na Justiça.
Valtenir nega desavenças e justifica ausência de Mauro
O presidente regional do PSB, deputado federal reeleito Valtenir Pereira, negou a existência de qualquer desavença com o candidato derrotado ao Governo de Mato Grosso Mauro Mendes (PSB) e ainda alegou que o motivo da ausência do empresário na campanha da candidata à Presidência da República Dilma Rousseff (PT) é o retorno às atividades empresariais.
Coordenação estadual pró-Dilma reune prefeitos e lideranças em Juína
A Coordenação em Mato Grosso da campanha da candidata Dilma Rousseff (PT) promove nesta quinta-feira (21.10), às 19h30, reunião com empresários, prefeitos e lideranças políticas da região de Juína (município distante 740 km ao norte de Cuiabá). A região compreende municípios como Castanheira, Colniza, Juara, Sinop, Sorriso, Brasnorte, Porto dos Gaúchos, Juruena, entre outros.
Luciane é a mais votada em Juara com aval de 8,9 mil
Com dois representantes eleitos na Assembleia, os moradores de Juara polarizaram a votação em Luciane Bezerra (PSB) e José Riva (PP). Estreante na vida política, ela foi a mais votada no município, com 8.995, superando em mais de 2,5 mil votos o ex-presidente da Casa, que teve o apoio de 6.488 juarenses para conquistar seu quinto mandato. Em âmbito estadual, a esposa do ex-prefeito Oscar Bezerra (PSB) teve 14.294 votos, enquanto o progressista, que já comandou Juara por dois mandatos bateu recorde de votação com 93.594. A rivalidade entre Luciane e Riva promete ir além das urnas. Ela já avisou que fiscalizará Riva durante os próximos 4 anos, que teve o mandato cassado pela Justiça Eleitoral em julho deste ano. Na terceira colocação no município aparece Dita do Jardim América (PMDB), com apenas 240, seguida por candidatos que não alcançaram a marca dos 100 votos.