Publicado em Terça - 06 de Março de 2012

DEM prossegue com encontros; em Arenápolis Jayme instiga partido para eleições 2012

Dois temas concentraram as atenções dos líderes democratas durante encontros realizados, neste final de semana, com dirigentes municipais do partido na região Médio Norte. O primeiro tratou da reorganização da legenda, com a disposição de lançamento de candidaturas próprias na maioria das cidades, e o segundo girou em torno de reflexões quanto à carência de investimentos estaduais no interior mato-grossense.
Leia mais...

Governador receberá estudo sobre legalidade das cartas de crédito

Publicado em Segunda - 05 de Março de 2012

O governador Silval Barbosa (PMDB) recebe nesta semana a conclusão do relatório técnico jurídico da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) constatando a legalidade da emissão de cartas de crédito para a formalização de um acordo extrajudicial com a categoria dos Agentes de Administração Fazendária (AAFs) como já foi divulgado com exclusividade por A Gazeta na edição do último dia 10 de fevereiro.
Leia mais...

Decisão do TSE deve gerar mais recursos judiciais durante a eleição

Publicado em Segunda - 05 de Março de 2012

Especialistas consultados por A Gazeta avaliam que a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de considerar inelegíveis candidatos com contas de campanha reprovadas deverá gerar muitos recursos, inclusive para o Supremo Tribunal Federal (STF), a mais alta corte do país. O novo entendimento pode mudar o cenário em várias cidades de Mato Grosso.
Leia mais...

DEM articula candidatura própria em 3 cidades da região Sul de MT

Publicado em Segunda - 05 de Março de 2012 | por Nayara Araújo

     O DEM anunciou que terá candidatura na região Sul. O partido aposta, por exemplo, na reeleição de João Batista para a Prefeitura de São José do Povo. Além do atual gestor, a sigla conta com mais 4 vereadores na cidade. O DEM quer também disputar o comando de Pedra Preta. A cidade passou por momentos conturbados nos últimos anos, a começar com renúncia do ex-prefeito Augustinho Freitas Martins para que seu vice Marionilo Corte Souza assumisse. Ele também deve entrar na disputa. Lá os Democratas estudam lançar  o vereador Paulo Santana ou empresário Paulo Belondi para contrapor o atual gestor.
Leia mais...

Savi quer campanha de doação de órgãos; MT não faz cirurgias

Publicado em Segunda - 05 de Março de 2012 | por Valérya Próspero

      O deputado estadual Mauro Savi (PR) defende a realização de uma campanha sobre a importância da doação de órgãos junto às escolas. A iniciativa, enviada ao governador Silval Barbosa (PMDB), levanta a discussão sobre os transplantes em Mato Grosso. Acontece que os procedimentos não podem ser realizados no Estado por falta de unidades de saúde capacitadas. A única cirurgia feita é a de córnea por conta de convênios com clínicas particulares. Para as demais cirurgias, os pacientes devem procurar outro Estados, o principal destino é São Paulo.
Leia mais...

Pagot autoriza PR a divulgá-lo como pré-candidato a prefeito de Cuiabá

Publicado em Segunda - 05 de Março de 2012 | por Romilson Dourado

    Luiz Antonio Pagot, que ainda está cambaleando com o porrete recebido com a saída da direção-geral do Dnit, após acusação de envolvimento em irregularidades, se animou com a ideia de disputar a Prefeitura de Cuiabá. A proposta foi lançada pelo novo presidente do diretório municipal Eder de Moraes e Pagot reagiu positivamente. Como tem 3 meses de prazo para se definir, até as convenções de junho, Pagot pretende manter seu nome no páreo para inserir o PR nas discussões acerca de projeto próprio. Ele autorizou o PR a propagar o seu nome. Apesar disso, a possibildade é remota do ex-secretário de Infraestrutura, Casa Civil e Educação do governo Blairo Maggi encarar a sucessão municipal deste ano.
Leia mais...

Vi acidentes debaixo de radares, diz Sérgio em reação à medida

Publicado em Segunda - 05 de Março de 2012 | por Nayara Araújo

      Defensor há tempos da extinção dos radares eletrônicos, o deputado Sérgio Ricardo (PR), retoma suas críticas ao sistema, que considera “falho” na tentativa de solucionar o excesso de velocidade e demais imprudências dos condutores de veículos. Ele defende medidas educativas para que os motoristas sejam reeducados e não castigados. “O Poder Público deve fazer campanhas educativas. Já vi muitos acidentes debaixo de radares, isso não resolve”, sustenta.
Leia mais...

Deputado quer "Bolsa Aluguel" para famílias em áreas de risco

Publicado em Segunda - 05 de Março de 2012 | por Valérya Próspero

       Em meio crise orçamentária que afeta o Estado, com um déficit de R$ 1, 2 bilhão em 2011, o deputado Walter Rabello (PSD) tenta convencer os colegas de Parlamento a aprovarem a criação da “Bolsa Aluguel”. A ideia, segundo ele, é que o Estado auxilie as famílias, com renda de até três salários mínimos, a pagar a locação. Para requerer, o cidadão precisa comprovar que a residência em que reside está em condições precárias e que, por isso, os familiares precisam ser removidos de área de risco, não passível de adequação urbanística. “O objetivo é proteger famílias que foram atingidas por fatos extraordinários. Como desastres de obras, casos de enchente, desapropriações e desocupações”, pontua Walter Rabello.
Leia mais...

Jacy diz que não foi intimada pela Justiça por confusão no endereço

Publicado em Segunda - 05 de Março de 2012 | por Valérya Próspero/Gabriela Galv

     A ex-vice-prefeita de Cuiabá Jacy Proença (PSC) alegou, em entrevista coletiva concedida nesta segunda (05), que não foi encontrada pela Justiça, pois estavam procurando a pessoa errada. Segundo ela, uma intimação datada de agosto do último ano a citava como esposa do ex-diretor da Agecopa, Roberto França (DEM) e, inclusive, foi encaminhada para o endereço da antiga autarquia. Acontece que França, ex-prefeito de Cuiabá, é casado com Iracy França, ex-vice-governadora do primeiro mandato de Blairo Maggi (2004-2008). O intrigante é que Iracy não responde a processo por improbidade, como é o caso de Jacy. 
Leia mais...

"O governante não pode ser tímido; tem que decidir"

Publicado em Segunda - 05 de Março de 2012 | por RAMON MONTEAGUDO

Após liderar o movimento que resultou na entrega dos cargos do PSD no governo do Estado, o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva, já começou a intensificar seu discurso no convencimento de que é necessário - e urgente - o governador Silval Barbosa (PMDB) realizar uma reforma administrativa que diminua o tamanho da máquina estatal.
Leia mais...