Noticias Politica MT
TRE aprova despesas de dois eleitos
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) aprovou ontem a prestação de contas de campanha do deputado federal reeleito Wellington Fagundes (PTB), do deputado estadual eleito Luiz Marinho (PTB) e da suplente de deputada federal Jaqueline Guimarães (PHS). As contas foram as primeiras apreciadas pelo Pleno referentes à Eleição 2010.
DEM engrossa "fila" dos que esperam cargos
Em fase de montagem do novo staff, o governador Silval Barbosa (PMDB) poderá contemplar o Democratas com cargos na administração estadual. A informação é do deputado estadual Gilmar Fabris (DEM) que se reuniu ontem, pela manhã, com o governador reeleito. O democrata reforçou o posicionamento do senador Jayme Campos (DEM) que anunciou, na semana passada, estar disposto a caminhar junto com o chefe do Executivo, pelo bem do Estado.
Deputado Zé Domingos nega entendimento para ser secretário de Silval
O deputado estadual José Domingos Fraga Filho (DEM) negou que tenha sido chamado para compor o próximo secretariado do governador reeleito Silval Barbosa (PMDB). Nos bastidores circulou que o democrata pelo chefe do executivo estadual para comandar a Secretaria de Agricultura Familiar, a ser desmembrada da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder).
PT se antecipa para compor o staff estadual
Temendo injustiça na escolha do novo secretariado do governo Silval Barbosa (PMDB), o Partido dos Trabalhadores se reuniu ontem para formalizar as áreas de interesse da legenda e indicar interlocutores que terão a missão de incitar o chefe do Executivo ao debate sobre o tema. De acordo com o presidente regional do PT, deputado federal Carlos Abicalil, o partido, que aguardava manifestação de Silval, irá antecipar o assunto em virtude da proximidade da diplomação do governador reeleito. “Estamos a um mês do final do ano. Composição de governo é um assunto que demanda avaliação cautelosa. Vamos antecipar nossas afinidades políticas e áreas de atuação”, explicou Abicalil.
Pela 3ª vez, Stábile tenta anular Asafe
O presidente afastado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Evandro Stábile, tenta mais uma vez anular os efeitos da operação Asafe, da Polícia Federal, que investiga sua participação em suposto esquema de venda de sentenças. Depois de ingressar com mandado de segurança e habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF), o magistrado protocolou um Recurso Extraodinário (RE) no Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Desembargador assina acórdão e Eliene deve perder cargo
O presidente do TRE Rui Ramos deve assinar nesta terça (30) o acórdão relativo ao indeferimento dos embargos declaratórios que foram interpostos pelo deputado federal Eliene Lima (PP), cassado pelo Tribunal por gasto ilícito na campanha de 2006, em Tangará da Serra. Apesar dos recursos dele terem sido julgados no último dia 19, foi necessária a espera da finalização do acórdão com as taquigrafias da sessão e, quando elas ficaram prontas, Rui viajou para o 51º Encontro dos Colégios de TRE, em Campo Grande, onde os presidentes dos tribunais fizeram uma espécie de “balanço” sobre as eleições deste ano e discutiram a reforma do código eleitoral.
Principais vítimas da violência serão maioria. Projeto de Wagner garante proteção
Esse cenário serviu de base para um alerta feito pelo vice-líder do Partido Republicano na Assembleia Legislativa, deputado Wagner Ramos, uma vez que – segundo ele – Mato Grosso acompanha essa tendência. "Vários estudos vêm demonstrando ao longo dos últimos anos que os jovens são as principais vítimas da violência, do desemprego e da falta de políticas públicas que possam proporcionar a eles uma vida digna e com qualidade", observou.
Zé Domingos descarta candidatura a prefeito de Sorriso
O democrata afirmou que ainda é muito cedo para fazer qualquer tipo de comentário visando as eleições municipais. No entanto, alegou que se depender de sua vontade, não será candidato. Uma das alegações para descartar a corrida municipal é o fato de que ainda não conseguiu colocar em andamento todos os projetos que propôs em seu primeiro mandato de deputado estadual.
CNJ define situação do juiz Miranda até fim do ano
A posse do juiz Fernando Miranda, no cargo de desembargador do Tribunal de Justiça (TJ), deverá ser definida na última sessão plenária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) deste ano, marcada para o dia 14 de dezembro.
Empresa acusada de fraude pode fazer obra para Sinfra
A Silgran Construções Ltda está entre as empresas classificadas pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Sinfra) para a execução de serviços de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais em Ribeirãozinho (a 465 quilômetros de Cuiabá). O que causa estranheza, porém, é o fato de a empresa ter sido apontada pela Polícia Federal como a maior beneficiária de um esquema fraudulento que manipulava e direcionava o resultado dos processos licitatórios para obras de infraestrutura.
