Noticias Politica MT
AL/MT sedia palestra sobre ficha limpa e outras inovações
A Assembleia Legislativa, por meio da presidência da Casa de Leis, realiza nesta terça-feira (12), às 9 horas, palestra sobre “Eleições 2012 – Ficha Limpa e outras inovações”. O tema será exposto pelo advogado especialista em Direito Eleitoral e Político Partidário, Luiz Silvio Moreira Salata, o Salatão, que é presidente da Comissão de Estudos Eleitorais e Valorização do Voto da OAB de São Paulo.
Cúpula do PSD reforça pré-candidatura de Nego em Vila Bela
A cúpula estadual do Partido Social Democrático (PSD) reforçou o apoio a pré-candidatura do atual vice-prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade, Clodoaldo Miranda, conhecido como nego, à Prefeitura da cidade nas eleições de outubro.
TRE deve julgar nesta terça recurso que visa cassar o mandato de Juarez
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deve julgar nesta terça-feira (12) o recurso do Ministério Público Estadual que tenta reverter a absolvição do prefeito de Sinop, Juarez Costa, com relação à acusação de abuso de poder econômico e político, bem como compra de votos na eleição de 2008.
Conselheiros do TCE julgam 20 processos na sessão desta 3ª
Os conselheiros do Tribunal de Contas de Mato Grosso vão proceder ao exame de 20 processos na sessão plenária desta terça-feira (12). A pauta de julgamentos diz respeito a atos de gestão de administradores públicos, os processos são referentes a representações (internas e externas), tomadas de contas, pedidos de rescisão, recursos, consultas, atos admissionais e denúncias.
Gilmar Mendes é acusado de sonegação fiscal e desfalque
Há exatas duas semanas, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes figurou em reportagem destacada na capa da revista Veja, segundo a qual ele e o ex-presidente Lula se desentenderam sobre o julgamento do mensalão, a ser iniciado em 1º de agosto. Surgiram versões conflitantes sobre o episódio, ocorrido no escritório do ex-ministro do STF Nelson Jobim, em Brasília.
TCE faz alertas sobre contas do governo; MT Saúde preocupa
Ao aprovarem as contas do governo referentes a 2011, os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) alertaram principalmente para o aumento de gastos e folha de pessoal. Esses itens cresceram 141% em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) nos últimos anos. Além do aumento das despesas, que tende a crescer ainda mais em relação à folha de pessoal, os conselheiros alertaram o governo com comparativos que chamaram a atenção. A merenda escolar, por exemplo, aumentou e muito as despesas apesar do setor continuar com o mesmo número aproximado de alunos e o de professores até diminuiu de 22,9 mil para 22,1 mil em 4 anos.
Prefeito de Sinop pode ter mandato cassado pelo TRE
O prefeito de Sinop (500 km ao Norte de Cuiabá), Juarez Costa (PMDB), será julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na terça-feira (12), em um processo que pode resultar na cassação de seu mandato.
Lúdio diz que convenção põe fim a boatos: ‘PT foi o primeiro partido a decidir candidatura’
O vereador e pré-candidato oficial do PT à Prefeitura de Cuiabá, Lúdio Cabral, afirma que os resultados das convenções da legenda põem fim aos boatos de que o Partido dos Trabalhadores não teria candidatura própria e indicaria um vice na chapa do empresário Mauro Mendes (PSB).
Rubens Jolando (PR)
Em Tangará da Serra, vice racha com Saturnino e se une a Rubens Jolando
O vice-prefeito de Tangará da Serra (a 240 km de Cuiabá) Idail Trubian (PDT) deve romper com o prefeito Saturnino Masson (PSDB) e compor com o empresário Rubens Jolando (PR) no pleito deste ano. A decisão de Idail, além de desfalcar o tucano na disputa pela reeleição, impulsiona o nome do republicano, que terá 2 senadores em seu palanque durante a campanha, sendo eles Blairo Maggi (PR) e Pedro Taques (PDT).
Ananias Filho (PR)
Republicano não é o primeiro vereador a assumir em Rondonópolis
O presidente da Câmara de Rondonópolis, Ananias Filho (PR), não será o primeiro vereador a assumir a prefeitura na história do município. Em 31 de janeiro de 1959, o engenheiro Luthero Lopes tomou posse como prefeito da cidade. Entretanto, apesar de eleito, pouco tempo depois entrou em descompasso administrativo e se licenciou cedendo lugar a seu vice Lauro Mendes.