Noticias Politica MT
Riva puxa fila dos maiores partidos; PR, PMDB e DEM já ficaram para trás
Superado o corre-corre para novos filiações daqueles que desejam disputar para prefeito ou a vereador, os caciques políticos agora fazem os cálculos e montam quebra-cabeça para identificar em quais municípios terão chances reais de êxito nas urnas. Com o advento da lei da fidelidade partidária, imposta pelo Tribunal Superior Eleitoral desde março de 2007, a maioria dos ocupantes de cargos eletivos não entrou no troca-troca partidário, temendo perder mandato. Por outro lado, a brecha na lei que dá legitimidade para se ingressar numa nova legenda fez com que o recém-criado Partido Social Democrático se tornasse espécie de "bola da vez". O partido capitaneado no Estado pelo cacique José Riva, que já foi do PMN, PTB, PSDB e PP, absorveu toda espécie de político. Atraiu sufocados e descontentes com legendas anteriores e os que buscam espaço, acomodação política, barganha e poder, visando as próximas eleições.
Após atacar governo, vereador xinga TCE, AMM e a Ucemmat
Ninguém segura a língua do presidente da Câmara Municipal de Araputanga, vereador Ilídio da Silva Neto, que acaba de trocar o PP pelo recém-criado PSD. Ele retornou dos Estados Unidos, onde permaneceu por 15 dias em visita a um dos filhos, com disposição de mudar o mundo. Se mostra revoltado com tudo. Com discursos polêmicos e agressivos, dispara a metralhadora verbal para todo lado. Ilídio é cria do ex-prefeito e deputado estadual Airton Rondina, o Português, que também migrou para o PSD. Com ele, as coisas se resolvem no grito. É daqueles que batem no peito, sem temor ninguém. Faz parte do time do vereador por Várzea Grande João Madureira e do ex-deputado Gilmar Fabris.
Carlos Brito aponta que função da Agecopa foi desvirtuada
O ex-diretor de Infraestrutura da Agecopa, Carlos Brito, finalmente rompe o silêncio e fala sobre o polêmico fim da Agência criada para cuidar dos preparativos para o mundial de 2014 em Cuiabá.
Mariano Gomes reivindica patrolamento nas estradas de acesso ao Assentamento São Francisco
O vereador Mariano Gomes Miranda (PSDB), reivindicou do Poder Executivo na última sessão plenária, a realização de serviços de patrolamento e recuperação da estrada vicinal que dá acesso ao Assentamento São Francisco, passando pela Fazenda Santa Rosa, beneficiando dezenas de propriedades localizadas no perímetro indicado pelo parlamentar.
PTdoB aposta nas pré-candidaturas de Cintra, Xavier, Lúcius e Cesarino
O presidente estadual do PTdoB, professor Sérgio Cintra, aposta na candidatura do dentista Edemir Claúdio Xavier, suplente de vereador expulso do PRTB, como pré-candidato à Câmara de Cuiabá de 2012.
Miguel tenta autorizar mais de R$ 28 mi para gabinete do prefeito
Antes de entregar o comando da Prefeitura de Tangará da Serra, o vereador Miguel Romanhuk enviou à Câmara projeto que autoriza a liberação de R$ 28,3 milhões para custear despesas com o gabinete do prefeito. A nova gestão do Executivo, escolhida mediante eleição interna no Legislativo, é tocada por Saturnino Masson (PSDB), que já comandou a cidade em outras duas ocasiões, pela vice-prefeita Idail Trubian (PDT). Nos bastidores a informação é de que a escolha do tucano teria sido costurada pelo deputado Wagner Ramos (PR). Ao menos publicamente, porém, o republicano nega interesse em concorrer à sucessão municipal de 2012.
PSDB tem pré-candidatos suficientes para eleger 4, avalia Lueci
Apesar de só conseguir se eleger pela média no pleito de 2008, a vereadora cuiabana Lueci Ramos garante que o PSDB terá chapa forte o suficiente para repetir o feito de conquistar o maior número de cadeiras na Câmara. Entre os eleitos, Lueci, Paulo Borges, Antônio Fernandes e Edivá Alves, este último resolveu migrar na última semana para o recém-criado PSD, partido idealizado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e organizado em Mato Grosso por José Riva.
