Noticias Politica MT
"Sanguessugas": 10% dos processos foram julgados depois de 4 anos
Passados 4 anos do escândalo da "Máfia dos Sanguessugas", a Justiça julgou somente 27 das 285 pessoas denunciadas formalmente por envolvimento com desvios de recursos públicos por meio da venda de ambulâncias com preço superfaturado. O número de julgamentos representa menos de 10% das denúncias feitas pelo Ministério Público Federal (MPF) após descoberto o esquema em 4 de maio de 2006. Apenas 25 pessoas foram condenadas, 7 absolvidas e 2 denúncias foram rejeitadas.
Ex-coordenador da Funasa nega desvios
O ex-coordenador regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Jossy Soares, nega envolvimento com desvios de recursos apontados pela Polícia Federal e o Ministério Público Federal (MPF) na operação Hygeia. Denunciado por formação de quadrilha e apropriação do dinheiro público (peculato), ele alega que a dispensa de licitação para contratação da empresa Intertours Turismo e Viagens LTDA teve sim justificativa, diferente do que apontam as autoridades.
Aliados de Chico Galindo querem novo secretário
Representantes da base de apoio ao prefeito Chico Galindo (PTB) na Câmara Municipal de Cuiabá tentarão emplacar, nessa segunda-feira (17), o vereador Antônio Fernandes (PSDB) como o novo secretário de Infraestrutura da Capital. A proposta vai ser feita durante reunião no início da manhã com o chefe do Executivo que pode resultar na queda do titular da pasta, Euclides Santos.
Redução de vaga preocupa
Presidente da AMAM não acha possível reduzir vagas no TJ
O presidente da Associação dos Magistrados de Mato Grosso (AMAM), Valter Pereira, afirma que não vê a possibilidade de se extinguir 9 vagas das 30 vagas de desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso e avalia que o pedido feito pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador Manoel Ornellas de Almeida, é preocupante, já que, mesmo quando haviam os 30 desembargadores atuando, os juízes de primeiro grau eram convocados para auxiliá-los em função da demanda do Judiciário.
"Abicalil é ganancioso", diz senadora Serys
A senadora Serys Slhessarenko (PT) parece inconformada com ideia de não poder ser candidata à reeleição. Única senadora do PT que disputou uma prévia dentro do próprio partido para poder tentar a reeleição, perdeu para o presidente da sigla, deputado federal Carlos Abicalil, que será o candidato ao Senado pelo Partido dos Trabalhadores de Mato Grosso este ano.
Maggi destaca que, apesar das especulações políticas, não vai desistir da disputa ao Senado
Maggi: "Não vou aceitar denuncismo"
Apontando que pouco mais de 7 anos de governo o fizeram mudar a maneira de pensar em relação a muitas coisas, o ex-governador Blairo Maggi (PR) trata nas perguntas abaixo de questões polêmicas como a aquisição de 705 máquinas rodoviárias a um custo de R$ 241 milhões, por meio de processos licitatórios irregulares, e defende a apuração célere e rigorosa, apontando que não vai aceitar na campanha artifícios e subterfúgios da oposição em acusá-lo, lembrando que partiu dele enquanto governador a abertura das investigações, assim como aconteceu com todas as demais denúncias ao longo dos últimos anos.
Juiz auxiliar do TRE/MT, Gonçalo Antunes de Barros Neto.
TRE concede liminar que proíbe TV de Tangará de veicular informação de candidaturas
Nesta quarta-feira (12), o juiz auxiliar da propaganda eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), Gonçalo Antunes de Barros Neto, concedeu liminar a Silvio Joabe Delmondes de Oliveira contra a Rede Médio Norte de Comunicação Ltda - TV Cidade Verde de Tangará da Serra - e Márcia Regina Kappes, pela representação por propaganda extemporânea.
Leia mais...
Deputado Otaviano Pivetta, presidente do PDT, não concorre à reeleição devido ao fantasma do caso Coorperlucas
13 anos depois, Pivetta sofre com Cooperlucas e recua da candidatura
O fantasma do caso Cooperlucas tirou tanto o sono do ex-prefeito de Lucas do Rio Verde, empresário e deputado estadual Otaviano Pivetta (PDT), que ele resolveu abandonar a vida pública. Não será mais candidato nas eleições deste ano. Chegou a cogitado para o Senado e ainda continua sendo mencionado como opção do PDT também para deputado federal.
Justiça manda PF investigar compras do governo de MT
A Justiça Federal de Mato Grosso determinou ontem que a Polícia Federal abra inquérito para apurar suspeita de irregularidades na compra de 705 máquinas pesadas pelo governo do Estado em 2009, a um custo total de R$ 256 milhões.
Senador Jorge Yanai se considera herdeiro político de Jonas Pinheiro
O recém-empossado senador Jorge Yanai (DEM/MT) afirmou, em entrevista ao Olhar Direto, que se considera mais do que um herdeiro político do senador Jonas Pinheiro. "Sou signatário de seu estilo de atuação parlamentar e do seu perfil político. Trabalhei em todas as campanhas eleitorais do ex-senador, sempre fui seu cabo eleitoral e esta aproximação permitiu que ele avalisasse a minha candidatura ao Senado federal", declarou o primeiro senador de origem japosena durante entrevista concedida no "cafezinho" do Sensado Federal.