Noticias Politica MT
Homero defende "imposição" de orçamento
Deputado federal Homero Pereira (PSD) se coloca na linha de frente dos defensores pela revisão dos atuais moldes de execução de emendas, aumentando o coro dos parlamentares que defendem orçamento "impositivo". A posição do deputado soa como como alerta para o fechamento do bolo de emendas previstas pela bancada federal mato-grossense, da ordem de R$ 1,6 bilhão mas que na prática, poderá ter o volume reduzido de forma drástica. A conclusão dos relatórios gerais, incluindo os de comissão, deverá ocorrer na próxima terça-feira.
MEC vai liberar verba para renovar frota do transporte escolar
Municípios atendidos pelo programa Territórios da Cidadania receberão recursos do governo federal para a compra de veículos para o transporte escolar. Serão beneficiados 548 municípios, que poderão renovar a frota e garantir o acesso e a permanência dos alunos nas escolas da rede pública de educação básica.
Câmara de Campinas pede cassação de prefeito
A comissão processante da Câmara Municipal de Campinas (93 km de São Paulo) que investiga o prefeito Demétrio Vilagra (PT) pediu a cassação dele por quebra de decoro.
MP aciona secretária acusada de contratar "fantasmas"
Por meio da 1ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Várzea Grande, o Ministério Público Estadual entrou com uma ação civil pública requerendo a indisponibilidade de bens da vereadora e atual secretária municipal de Assistência Social de Várzea Grande, Isabela Cristina Penedo de Freitas Guimarães.
Câmara anula processo seleção de empresa que fará concurso
O presidente da Câmara de Vereadores de Sorriso (500 km ao norte de Cuiabá), Luis Fabio Machioro, anulou o processo licitatório (tomada de preços, tipo menor preço global) para escolha da empresa que iria executar o concurso público para preenchimento do cargos vagos e cadastro de reserva, cuja abertura das propostas aconteceriam nesta sexta-feira (16). A licitação havia sido anunciada no final do mês passado.
Vice da Síria é recebido em Moscou para tratar sobre crise
A Rússia convidou o vice-presidente da Síria, Faruk al Shareh, para ir a Moscou tratar sobre a crise, um dia após apresentar um projeto de resolução na ONU sobre a violência, os protestos populares e a repressão sangrenta que não cessam no país árabe.
Mato Grosso adere ao Pacto Centro-Oeste do Governo Federal
Mato Grosso passa a fazer parte do Pacto Centro-Oeste, do programa Brasil Sem Miséria, após a assinatura do termo nessa sexta-feira (16.12), durante solenidade no Palácio do Planalto, em Brasília. O senador Blairo Maggi e o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, participaram da cerimônia de adesão do Centro-Oeste ao acordo que prevê, entre outras coisas, ações de combate à extrema pobreza, como transferência de renda, inclusão produtiva e acesso aos serviços públicos.
Em Plenário senador presta contas do Plano Taques
Em discurso no Plenário desta semana, o senador Pedro Taques (PDT-MT) fez o que chamou de "prestação de contas" para o povo do Mato Grosso e voltou a alertar sobre problemas relacionados as emendas parlamentares individuais, "grandes focos de corrupção”. O pedetista aproveitou para explicar o "Plano Taques: Orçamento Participativo”, metodologia utilizada para distribuir de forma democrática as emendas ao Orçamento Geral da União.
José Riva receber Prêmio Excelência Comunitária da Ucamb por história de luta
A luta incessante para reduzir as desigualdades regionais e a prioridade no atendimento dos projetos para as bases populares e organizações sociais, levou a União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb) a homenagear o deputado estadual José Geraldo Riva (PSD), presidente da Assembléia Legislativa, com o 1º Prêmio Excelência Comunitária 2011. O diploma foi entregue a Riva, em mãos, pelo presidente da Ucamb, Edio Martins de Souza, na manhã desta sexta-feira (16/12), durante evento, com café da manhã, na sala de reunião do Gabinete da Presidência, no Palácio Dante de Oliveira.
MPE requer indisponibilidade de bens de vereadora em Várzea Grande
O Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da 1ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Várzea Grande, ingressou com ação civil pública requerendo a indisponibilidade de bens da vereadora e atual secretária municipal de Assistência Social de Várzea Grande, Isabela Cristina Penedo de Freitas Guimarães, e de mais três pessoas ligadas à parlamentar. São elas: Maria Vanuza da Silva, Victor de Freitas Guimarães e Ciro Freitas Guimarães. O montante a ser bloqueado é de aproximadamente R$ 48 mil.
