Noticias Politica MT
Nova diretoria da AMM toma posse no dia 14 de fevereiro
O prefeito de Acorizal, Meraldo Figueiredo Sá, tomará posse como presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios para o biênio 2011/2012 no dia 14 de fevereiro, às 17 horas, no auditório da AMM. A nova diretoria, eleita no dia 22 de dezembro, é composta por 18 prefeitos, representantes de várias regiões de Mato Grosso. Na próxima semana a AMM vai encaminhar o convite oficial para prefeitos e autoridades estaduais e federais.
Blairo abre mão de aposentadoria de ex-governador
Em meio à polêmica sobre o pagamento de pensão vitalícia dada aos ex-governadores, até mesmo àqueles com mandatos-relâmpagos, o senador eleito Blairo Maggi (PR) adiantou que não tem intenção de fazer uso do benefício, mesmo tendo ficado sete anos no comando do Estado.
Maggi confirma Novacki e descarta De Vitto em Brasília
O senador eleito Blairo Maggi (PR) descartou a possibilidade de levar seu ex-secretário de Administração, Geraldo de Vitto, para trabalhar em seu gabinete, em Brasília. Por outro lado, ele confirmou a participação de Eumar Novacki, major da Polícia Militar, na linha de frente de sua equipe.
Paulo Lessa conduz nova pasta de Justiça e Direitos Humanos e Diógenes Curado segue com a Segurança Pública
Curado fica com orçamento e Lessa com bomba do sistema prisional
A matemática da reestruturação do governo Silval Barbosa (PMDB) multiplicou o número de secretarias, dividiu uma pasta e diminui o orçamento. A conta não parece muito lógica, já que a ideia de desmembramento da antiga secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) era a de somar esforços para resolver problemas latentes no Estado. De um lado, a Segurança Pública (Sesp), que se manteve no comando de Diógenes Curado, tem o foco nas ações que visam preparar o setor para a Copa de 2014, de outro, o desembargador aposentado Paulo Lessa recebeu a missão de, à frente da Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), cuidar do sistema carcerário.
DEM está quase fora do governo Silval
O governador Silval Barbosa (PMDB) já admite a possibilidade de não contar com o DEM no staff estadual, apesar de ter reservado ao partido o comando da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar. Alguns democratas vêm se recusando a migrar para a base governista, o que pode dificultar a nomeação do deputado José Domingos na direção da pasta.
MPE cria grupo para acompanhar obras para 2014
O Ministério Público Estadual (MPE) criou o Grupo Especial de Fiscalização da Copa em Cuiabá (Geacopa). A coordenadora do projeto será a procuradora de Justiça Silvana Correa Vianna, que contará ainda com 3 promotores para fiscalizar licitações e obras para 2014.
Populares têm dúvidas sobre políticos em MT
Um misto de esperança e decepção é manifestado pelos populares com relação à expectativa do desempenho do Legislativo e Executivo de Mato Grosso nos próximos quatro anos. A reportagem de A Gazeta saiu as ruas para verificar como anda o otimismo dos moradores em relação as atividades dos políticos que estão com mandato renovado nas urnas.
Bosaipo requereu suspensão de pensão de ex-governador desde 2009
Ao contrário do que vem sendo informado pela Imprensa, o conselheiro Humberto Bosaipo não recebe pensão na condição de ex-governador de Mato Grosso. A suspensão do pagamento desse provento foi requerida por iniciativa do próprio conselheiro, por meio de ofício à Secretaria Estadual de Administração no dia 04 de dezembro de 2009, conforme atesta protocolo SAD/GMT 880246/2009. Conforme o conselheiro, o pagamento ocorreu por poucos meses.
Prefeito paga “mensalinho” e faz ameaça a vereadores no interior de MT
Novamente o prefeito de Novo Santo Antônio (a 1.300 km de Cuiabá), Valdemir Antônio da Silva (PMDB), vulgo “Quatro Olho” é pivô de investigação, desta vez pelo pagamento de propina a vereadores município em troca de apoio político. O “mensalinho” de Santo Antonio, como está sendo chamado, já desviou dos cofres públicos quase R$ 3 mil em cheques que foram pagos a quatro parlamentares em troca de votarem a favor de projetos de interesse da prefeitura.
OAB-MT que cassar benefício e a devolução do dinheiro
A Ordem dos Advogados do Brasil em Mato Grosso (OAB-MT) já começou a se movimentar no sentido de pedir providências para que seja interrompido pagamento de pensão vitalícia de R$ 15 mil a políticos que assumiram "mandatos-relâmpago" como governador do Estado.
