Noticias Politica MT
Entro no TRE para somar e não para lançar críticas destrutivas, diz juiz
O advogado Samuel Franco Dalia Júnior, que toma posse como juiz-titular do Tribunal Regional Eleitoral no próximo dia 17, diz que assume cadeira de magistrado já distante do escândalo que levou ao afastamento de dois membros do pleno nesta última terça (8). Segundo ele, a saída voluntária do presidente do órgão, Evandro Stábile, e do juiz-membro Eduardo Jacob, não vai interferir na sua atuação ou na de seus colegas que não estão sob investigação. “Tomei conhecimento do fato nos jornais e procurei não me envolver com essa história. Não sei se tem alguém culpado ou não. Se não houver provas, serão absolvidos, senão, deverão receber punição”, destacou. Ele admite que a conotação leva a crer que o escândalo afetou a imagem do Tribunal, mas avalia que com a saída dos dois, o escândalo não deve mais interferir nos trabalhos da Justiça Eleitoral.
PF investiga Stábile por nepotismo e tráfico de influência
Além de envolvimento num suposto esquema com quadrilha de venda de sentenças no Judiciário, o presidente licenciado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Evandro Stábile, também é acusado, no inquérito da operação Asafe, de nepotismo. As escutas revelam Stábile pedindo ao juiz Yale Sabo Mendes um emprego para sua filha, Ana Carolina Stábile, no gabinete do magistrado.
Núcleo instalado no TRT não respeita convênio, denuncia OAB
O Núcleo Avançado de Práticas Jurídicas (NAPJ) de uma faculdade de Direito da Grande Cuiabá que funciona nas dependências do Tribunal Regional do Trabalho – 23ª Região, não está respeitando o convênio firmado com o TRT. O núcleo vem patrocinando causas cujos valores estão muito acima do teto estabelecido no acordo, que é de 10 salários mínimos. Esse procedimento ilegal, que pode prejudicar os advogados que militam na área trabalhista, foi denunciado esta semana ao vice-presidente do TRT, desembargador Tarcísio Valente, por membros da Comissão do Direito do Trabalho da OAB, integrada pela presidente Cláudia Aquino de Oliveira, a vice-presidente Adriane Marcon, o secretário geral Nivaldo Careaga e a advogada Analady Carneiro da Silva.
STJ impede sequestro e libera R$ 10 milhões para pagamento de folha salarial da Prefeitura de Cuiabá
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu liminar favorável a Prefeitura de Cuiabá e derrubou a decisão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) que determinou o bloqueio de R$ 10,3 milhões dos cofres municipais devido a um débito de precatório. A decisão foi concedida na tarde de hoje (10), pelo ministro Herman Benjamim, após o procurador-geral do município, Fernando Biral de Freitas, ingressar com uma ação de Reclamação, no sentido de obter informações e pedir a suspensão do seqüestro de bens.
Deputado Ricarte quer recursos para ampliar aeroporto e duplicar BR-163
Dedicação máxima para que o governo federal destine recursos para ampliação do aeroporto de Várzea Grande e à duplicação da BR 163. Essas serão as duas prioridades do segundo suplente de deputado federal Ricarte de Freitas (PTB), que assumiu há pouco a cadeira na Câmara Federal na vaga deixada por Wellington Fagundes (PR). Presidente regional do PR, Fagundes dedicará este período de mais de 100 dias para intensificar a campanha eleitoral do partido nas eleições de outubro.
Deputado Antônio Palocci é escalado para "pacificar" o PT de Mato Grosso
A cúpula nacional do PT (Partido dos Trabalhadores) escalou o deputado federal Antônio Palocci, ex-ministro da Fazenda, para ser o pacificador da sigla petista em Mato Grosso.
Após máquinas flagradas no Pará, Izaura é denunciada no TCE e MP
A prefeita de Alta Floresta Maria Izaura Dias Alfonso (PDT) vai ter que explicar ao Tribunal de Contas e ao Ministério Público sobre os motivos de ceder cinco funcionários e quatro máquinas para abrir estradas e recuperar aeroportos em áreas particulares em Novo Progresso, no Pará. Ela vai ser denunciada nesta quinta (10) junto aos órgãos competentes pelos vereadores Nilson Rodrigues (DEM), Emerson Machado (PMDB), Reinaldo de Souza, o Lau (PTB), Angelo Campos (PR) e Charles Miranda (PR). Segundo eles, a situação no município é complicada e a população cobra uma ação dos parlamentares sobre o caso. Tendo realizado, inclusive, uma manifestação com faixas e placas nesta terça (8), durante a sessão ordinária do município.
Gravações comprometem Jacob e Stábile em negociação de sentença em Alto Paraguai
O advogado e ex-prefeito Alcenor Alves de Souza e sua esposa Diane Vieira Vasconcelos Alves montaram um esquema para negociar decisão no Tribunal Regional Eleitoral com vistas a "segurar" no cargo a então prefeita em exercício de Alto Paraguai. Toda essa movimentação foi monitorada pelos agentes federais Maurício Prando Sluppek e Flávio Rodrigues de Oliveira. Eles flagraram até visita do casal e de emissários na residência do membro afastado do TRE, Eduardo Jacob, e numa casa, onde compareceu o presidente também afastado do órgão, desembargador Evandro Stábile. Em mais um escândalo no Judiciário, nas gravações há combinação sobre valores para compra de decisão.
Stábile e Jacob são ouvidos no STJ sobre venda de sentença
O desembargador Evandro Stábile, presidente afastado do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT) e o juiz eleitoral, também afastado, Eduardo Jacob, já prestaram depoimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ambos são investigados por suposto envolvimento no esquema de corretagem de sentença, que veio a tona após a Operação Asafe, deflagrada pela Polícia Federal no dia 18 de maio.
Nilton de Britto assume na segunda como superintendente do Dnit em MT
O engenheiro civil Nilton de Britto, que até ontem ocupava o cargo de coordenaddor geral de desenvolvimento de projetos do Dnit (Departamento Nacional de infra-Estrutura de Transportes), foi nomeado superintendente do Dnit em Mato Grosso. A portaria 144, referente à nomeação do superintendente, está publicada no Diário Oficial da União do dia 9 de junho.
