Noticias Politica MT
Operação Hygeia: Juiz federal prorroga prisões
O juiz federal José Pires da Cunha prorrogou por mais cinco dias a prisão temporária de 27 acusados de desviar R$ 51 milhões da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). Também revogou a prisão de quatro pessoas e mandou para a cadeia um suspeito que não tinha o nome aparecido até então na operação Hygeia, da Polícia Federal.
TSE nega realização de novas eleições em Leverger
O Procurador Regional Eleitoral, Thiago Lemos de Andrade, pediu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que determine ao Regional a realização imediata de eleições no município de Santo Antônio de Leverger, que desde fevereiro do ano passado está sendo governado interinamente pelo presidente da Câmara, Harrison Ribeiro (PSDB), após a cassação do prefeito Faustino Dias (DEM) e do vice, Izaías Vieira.
Prazo final para tirar título eleitoral termina dia 5 de maio
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alerta que a população que o cadastro eleitoral se encerra no próximo dia 05 de maio. É o último dia para se fazer o alistamento eleitoral, bem como a revisão e transferência do título de eleitor.
Em entrevista coletiva, delegados da PF detalharam as investigações sobre o suposto esquema de desvio de recursos
PF quer prorrogar prisões dos acusados de fraudes
A Polícia Federal quer a prorrogação da prisão dos acusados de fraudes na Funasa, presos na quarta-feira, na operação Hygeia. No total, 31 pessoas foram detidas, sendo 24 só em Mato Grosso. Porém as prisões foram decretadas em caráter temporário, com validade de cinco dias. Caso a Justiça não conceda a prorrogação, todos os acusados devem ser soltos na segunda-feira.
CNJ suspende concurso do Tribunal de Justiça
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) suspendeu o concurso público do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ). A decisão, em caráter liminar, é do conselheiro Walter Nunes da Silva Junior, que atendeu pedido de um dos concorrentes, o advogado Jonathas Henrique Vasconcelos Caldeira. Conforme a liminar, o certame está suspenso até a conclusão da apuração das ilegalidades apontadas durante a segunda fase do concurso e o julgamento definitivo do CNJ.
Lupi cancela viagem a Lucas do Rio Verde e partidos organizam jantar
A cúpula do “Movimento Mato Grosso Muito Mais”, encabeçado pelo pré-candidato ao governo do Estado Mauro Mendes (PSB), realizará na segunda-feira (12) jantar com o ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi (PDT), que visita Cuiabá para o lançamento do Plano Setorial de Qualificação para Negros e Afro-descendentes (Planseq).
Magistrado nega HC e Faustino fica na cadeia
O desembargador federal Ítalo Fioravanti Sabo Mendes, irmão do juiz de Direito Yale Sabo Mendes, indeferiu o pedido de habeas corpus interposto pela defesa do ex-prefeito de Santo Antônio do Leverger, Faustino Dias Neto, e do ex-secretário de Finanças do município, Odil Antunes do Nascimento, presos na última quarta (7) pela Polícia Federal durante a Operação Hygeia.
Em grampo telefônico, Henry, Abicalil e Silval teriam avalizado "aloprado"
A Polícia Federal teria interceptado ligações telefônicas que ligariam o deputado federal Pedro Henry (PP) e o governador de Mato Grosso Silva Barbosa (PMDB) ao empreiteiro preso na última quarta (7) durante a Operação Hygeia, Valdebran Padilha, que ficou conhecido em todo o país como “aloprado” no caso da compra de um dossiê contra tucanos nas eleições de 2006.
PF aponta Valdebran e os 2 do PMDB como lobistas
A Polícia Federal de Mato Grosso trata como lobistas no inquérito da operação Hygeia o ex-petista Valdebran Padilha, que ficou conhecido em 2006 como um dos "aloprados" que tentaram vender dossiê contra o PSDB, e os dirigentes do PMDB Rafael Bastos e Carlos Miranda. Também entram na lista dos que teriam feito lobby para desviar R$ 51 milhões da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) empresários e dirigentes de Organizações Sociais de Interesse Público (Oscips).
Após manobra, sobrinhos tucanos de Chica e Thelma assumem cadeiras na Câmara de Cuiabá
Os sobrinhos tucanos das deputadas Chica Nunes (DEM) e Thelma de Oliveira (PSDB), Tiago Nunes e Leonardo de Oliveira, respectivamente, terão assento na Câmara de Cuiabá graças a uma manobra interna para que estreiem como parlamentares. Eles vão substituir Roossivelt Coelho e Lueci Ramos, que se afastam nos próximos dias a pedido do ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB).
