Publicado em Segunda - 20 de Setembro de 2010

Crea-MT alerta instituições de ensino superior e técnico

O Crea-MT alerta a todas as instituições de ensino de nível superior e técnico de Mato Grosso que oferecem cursos nas áreas tecnológicas como engenharia, arquitetura, agronomia, geologia e geografia, de que é preciso atualizar os dados de grade curricular e professores junto ao Conselho, para garantir o registro profissional dos formandos. A determinação está prevista nos artigos 10, 11 e 56 da lei 5.194 de 1966 e é reforçada pela Resolução 1.010 de 2005 em vigor desde 2007.
Leia mais...

Curso de brigadista indígena é concluído com êxito em Tangará da Serra

Publicado em Segunda - 20 de Setembro de 2010

Quem trafega pelas rodovias de Mato Grosso nota o cenário cinza e devastador causado pelas constantes queimadas que assolam o Estado e destroem milhares de hectares do cerrado. Nas aldeias indígenas a situação não é diferente. Em Tangará da Serra, os 1,2 milhão de hectares do domínio da etnia indígena paresi foi totalmente queimado.
Leia mais...

Empresa responsável por vazamento de líquido tóxico é acionada pelo MPE

Publicado em Segunda - 20 de Setembro de 2010

O Ministério Público Estadual, por meio da Promotoria de Justiça de Alto Araguaia, ingressou nesta segunda-feira (20/09) com ação civil pública contra a empresa Agrenco Bionergia, por degradação ambiental. A empresa está sendo responsabilizada por um vazamento de líquido tóxico em um córrego que abastece o município de Alta Araguaia, ocorrido em 2009. Na ocasião, a justificativa para o vazamento foi de que ocorreram problemas no rotor da bomba da estação elevatória de efluentes da empresa.
Leia mais...
‘Comendador’ deve voltar para presídio em Cuiabá no final deste mês, quando vence prazo de permanência em penitenciária
‘Comendador’ deve voltar para presídio em Cuiabá no final deste mês, quando vence prazo de permanência em penitenciária

4 anos de recursos adiam julgamentos de Arcanjo

Publicado em Domingo - 19 de Setembro de 2010 | por Tania Rauber

Inúmeros recursos adiam, há quase 4 anos, os julgamentos de João Arcanjo Ribeiro pelos 8 crimes de homicídios em que ele é apontado como mandante. A pena máxima, se condenado, pode chegar a 240 anos de prisão. Porém, o "Comendador", que está preso desde abril de 2003 e responde a uma série de outros crimes, deve ficar somente 30 anos na prisão (tempo máximo em que uma pessoa pode ficar na cadeia no Brasil). Se levar em consideração que Arcanjo está preso há 7 anos, restam 23 para que ele ganhe a liberdade. Até hoje, as penas contra ele somam 19 anos e 4 meses.
Leia mais...

Produção continua na Capital e corpo sente impacto

Publicado em Domingo - 19 de Setembro de 2010 | por Fernando Duarte

Enquanto grande parte da cidade dorme, homens e mulheres assumem as rédeas de setores essenciais e são responsáveis, em alguns casos, por metade da produção diária de uma empresa. Os trabalhadores dão vida à noite aparentemente calma para suprir uma demanda 24 horas em um estado que está se tornando sonâmbulo devido ao crescimento econômico.
Leia mais...

Conduta médica é debatida em MT

Publicado em Sábado - 18 de Setembro de 2010 | por Carolina Holland

O projeto de lei 7.703/2006, conhecido como Lei do Ato Médico, nem foi aprovado pelo Congresso Nacional, mas já provoca polêmica. De acordo com o texto, apenas os médicos ficarão autorizados a diagnosticar doenças e prescrever tratamentos, proibindo outras categorias de fazer esse trabalho. O projeto está parado no Senado.
Leia mais...

Barra já está 77% recenseada

Publicado em Sábado - 18 de Setembro de 2010

Até o final da tarde de ontem, o Censo 2010 já havia contado 77% da população de Barra do Garças, cerca de 42.415 habitantes. Os números são parciais, porém estão chamando à atenção de quem mora na cidade. A estimativa era atingir a casa dos 65 mil moradores. Os recenseadores já percorreram 13.798 domicílios, 83% das casas existentes na cidade.
Leia mais...
Reportagem testou habilidades do jovem, que agora serão empregadas em cursos para candidatos a concurso
Reportagem testou habilidades do jovem, que agora serão empregadas em cursos para candidatos a concurso

Mato-grossense de Arenápolis é maior memorizador do país

Publicado em Sábado - 18 de Setembro de 2010 | por Renê Dióz

Um mato-grossense de 25 anos tem o crânio com a maior capacidade de memorização do país. Não que a cabeça do arenapolitano Carlos Figueiredo Gomes tenha tamanho exagerado, mas suas técnicas de memorização de informações desenvolvidas em dez anos já o renderam duas menções este ano no livro dos recordes nacional (RankBrasil) e, segundo ele, o farão um dos representantes brasileiros numa competição internacional em 2011 – ainda sem local e data definidos.
Leia mais...

Morre 3º trabalhador que tentava conter fogo em canavial em MT

Publicado em Sábado - 18 de Setembro de 2010

O trabalhador Clesson José da Silva dos Santos, 27, é a terceira vítima fatal das queimadas que assolam Mato Grosso. Ele morreu nesta quinta-feira (16) depois de passar 5 dias internado por conta dos ferimentos sofridos quando tentava apagar um incêndio criminoso. Todos os casos ocorreram em canaviais do Usina Pantanal Usina de Açúcar e Álcool, município de Jaciara. Até ontem, o Estado havia registrado 161.893 focos de calor. No mesmo período do ano passado foram 26.385 pontos captados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Leia mais...

Temporal de granizo danifica dezenas de casas no Nortão

Publicado em Sábado - 18 de Setembro de 2010

Um temporal de granizo assustou, ontem à noite, os moradores de Carlinda (30 km de Alta Floresta) e deixou dezenas de residências com telhados danificadas. A chuva forte acompanhada de gelo encerrou período de aproximadamente 4 meses de estiagem, mas deixou estragos. O Setor Maravilha por exemplo, que fica às margens da MT-208, foi um dos mais atingidos. O levantamento de quantas casas tiveram as coberturas destruídas ainda está sendo feito pela prefeitura, mas podem passar de 100. Um barracão, por exemplo, ficou com a cobertura, de telha de amianto, toda furada. Um posto de combustível também teve prejuízos.
Leia mais...