Publicado em Terça - 25 de Outubro de 2011 | por Neusa Baptista

Cidades/Geral Trabalhadores vão às urnas nesta quarta

Os trabalhadores do setor de vestuário e têxtil em todo o Estado vão às urnas nesta quarta (26) para eleger a nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário e Têxtil de Mato Grosso. O pleito acontece das 8 h às 17 h. em Cuiabá e em Rondonópolis, um dos principais pólos têxteis do Estado. A votação tem chapa única, encabeçada pela atual presidente do sindicato, Claudete Azevedo.
Leia mais...

Cidades/Geral ACRIMAT fala em mudança na lei trabalhista do campo

Publicado em Terça - 25 de Outubro de 2011

A Associação dos Criadores de Mato Grosso – Acrimat – entra na discussão da necessidade de “promover a modernização das relações trabalhistas no campo, pois precisamos de adequações para avançar e isso tem que acontecer no Congresso Nacional, pois estamos falando de lei”, disse o presidente da Acrimat, José João Bernardes, hoje no Tribunal Regional do Trabalho - 23ª Região. Segundo Bernardes “nossa intenção é construir, com a participação dos empregadores e empregados que vivem o dia-a-dia do campo, novas normas junto aos órgãos competentes”. O assunto foi debatido durante a entrega de 1.150 exemplares da Cartilha do Empregar Rural ao presidente do TRT, Osmair Couto, que também salientou a “necessidade de modernização da legislação trabalhista”.
Leia mais...

Nacional Estados trocam experiências sobre ações de combate ao trabalho escravo

Publicado em Terça - 25 de Outubro de 2011

Trocar experiências sobre ações de combate ao trabalho escravo. Esse é o principal objetivo I Encontro Nacional das Comissões Estaduais de Erradicação do Trabalho Escravo (Coetrae’s), promovido hoje (25), no plenarinho da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá. Participam, até o final da tarde, representantes dos Estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Tocantins, Bahia e Pará.
Leia mais...

Cidades/Geral Proposta de Lei Orçamentária de 2012 prevê novo aumento de IPTU em Cuiabá

Publicado em Terça - 25 de Outubro de 2011 | por Luana Soutos

O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sofrerá novo aumento em 2012, de acordo com a proposta de lei orçamentária da Prefeitura de Cuiabá. A previsão para a Lei de Orçamento Anual (LOA) de 2012, discutida em audiência pública na Câmara Municipal de Cuiabá nesta segunda-feira, 24 de outubro, é que a arrecadação do município com o IPTU no ano que vem seja cerca de R$ 54.497.478,00 (cinquenta e quatro milhões, quatrocentos e noventa e sete mil, quatrocentos e setenta e oito reais).
Leia mais...

Cidades/Geral AMM amplia debate sobre planejamento nas regiões metropolitanas

Publicado em Terça - 25 de Outubro de 2011

As regiões metropolitanas apresentam grande contingente de investimento, tecnologia agregada, mas também concentram muitos problemas sociais, econômicos e estruturais. Atenta a essa realidade, a Associação Mato-grossense dos Municípios está participando de debates nacionais que tratam sobre temas metropolitanos, como mobilidade urbana, grandes obras, tendências e tecnologias da engenharia pra resolver os problemas das grandes cidades.  Em Mato Grosso, há nove municípios com mais de 50 mil habitantes, que totalizam cerca de 1,4 milhão de pessoas, o que representa quase metade da população de Mato Grosso.
Leia mais...

Internacional Petróleo nos EUA fecha em alta em meio a negócios com spread

Publicado em Terça - 25 de Outubro de 2011

Os futuros do petróleo nos Estados Unidos fecharam em alta de 2% nesta terça-feira, no segundo dia de negócios envolvendo spreads, que continuaram reduzindo a diferença entre o petróleo Brent o tipo WTI.
Leia mais...

Variedades Gato fica preso em árvore por uma semana em Vila Velha, ES

Publicado em Terça - 25 de Outubro de 2011

Após uma semana preso no alto de uma árvore, um gato foi resgatado por moradores do bairro Cocal, em Vila Velha, na Grande Vitória, na segunda-feira (24).
Leia mais...

Agronegócios Agronegócio de MT atrai mão de obra

Publicado em Terça - 25 de Outubro de 2011

O setor que lidera a geração de empregos formais diretos em Mato Grosso é o “agronegócio” com 23,38%, seguido por “serviços” (22,25%) e “comércio” (22,89%). Os dados são da “Análise de Mercado de Trabalho no Estado de Mato Grosso e no Brasil” que o Instituto Mato-grossense de Economia e Agropecuária (Imea) divulgou nesta terça. Em 2010, o agronegócio foi responsável por 4408 novas vagas no estado, um crescimento de 5,25% em comparação com 2009. O segmento inclui agropecuária, extração vegetal, caça e pesca, indústrias de transformação ligadas ao agro, comércio ligado ao agro e serviços ligados ao agro. No Brasil, o setor registrou queda de 1,26%.
Leia mais...

Cidades/Geral Núcleos de Apoio ao Saúde da Família devem crescer cinco vezes

Publicado em Terça - 25 de Outubro de 2011 | por Paula Rosa

Com o objetivo de fortalecer a rede “Saúde Mais Perto de Você”, o Ministério da Saúde definiu novos critérios para que as secretarias municipais de saúde estruturem novos Núcleos de Apoio ao Saúde da Família (NASFs). Além da ampliação das categorias e especialidades profissionais que poderão atuar nos NASFs, o governo federal simplificou os critérios para a implantação dos Núcleos. A partir de agora, os Municípios que tiverem mais de duas Equipes de Saúde da Família poderão aderir ao NASF. “As novas regras vão permitir que mais de 3,9 mil municípios possam contar com os NASFs. Com previsão de implantação de pelo menos um Núcleo nos municípios que anteriormente não poderiam aderir ao programa, prevemos um impacto financeiro por ano de cerca de R$ 403 milhões”, explica o diretor da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Hêider Pinto.
Leia mais...

Nacional FIVB inocenta Pedro Solberg e arquiva caso de doping

Publicado em Terça - 25 de Outubro de 2011

A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou nesta terça-feira que o brasileiro Pedro Solberg, um dos principais jogadores de vôlei de praia do mundo, foi inocentado das acusações de doping. Assim, o caso foi arquivado, sem qualquer punição, porque não foi comprovada nenhuma infração. Segundo a entidade, um novo exame na amostra de urina do atleta, realizado em Colonia, na Alemanha, não apontou a presença do esteroide androstane, substância proibida que tinha sido detectada duas vezes, na prova e na contraprova, por um laboratório credenciado no Brasil.
Leia mais...