Publicado em Sábado - 08 de Setembro de 2012

Crianças desconhecem causas do câncer, diz pesquisa

A maior parte das crianças desconhece as causas do câncer, sendo que um pequeno grupo acredita que pode contrair a doença devido a "mau comportamento", revelou uma pesquisa feita pela organização Macmillan Cancer Support, sediada no Reino Unido. O levantamento, que entrevistou 500 crianças de 9 a 16 anos, descobriu que 97% delas não sabiam, por exemplo, que uma exposição prolongada ao sol pode causar câncer, embora 91% do grupo pesquisado tenha afirmado conhecer que o fumo é um dos causadores da doença.
Leia mais...

Estudo: esteroides contra asma deixam crianças mais baixas

Publicado em Terça - 04 de Setembro de 2012

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine e apresentado nesta segunda-feira em um encontro em Viena indica que o uso de esteroides inalados por crianças com asma faz com que elas cresçam menos que outras. A pesquisa envolveu mais de 1 mil crianças entre 5 e 12 anos que receberam tratamento por mais de quatro anos em oito instituições diferentes dos Estados Unidos.
Leia mais...

Estudo indica ligação entre produto químico e doenças do coração

Publicado em Segunda - 03 de Setembro de 2012

Exposição ao ácido perfluorooctanoico (PFOA) pode estar ligada a doenças do coração e de artérias periféricas, segundo estudo divulgado nesta segunda-feira na revista especializada Archives of Internal Medicine. Essa substância é encontrada em uma variada gama de produtos, como lubrificantes, alguns tipos de papel, pomadas e embalagens de alimentos.
Leia mais...

Cientistas estudam como evitar colisão de asteroide com a Terra

Publicado em Domingo - 02 de Setembro de 2012 | por Fernanda Morena

No ano passado, foi anunciado um investimento de 4 milhões de euros para o estudo de asteroides próximos à Terra (NE, na sigla em inglês). Capitaneado por sete países, a pesquisa aguarda aprovação da Nasa - a agência espacial americana - para a liberação de uma missão espacial. Contudo, cientistas dizem que, mesmo que conheçamos os objetos em rota de colisão com nosso planeta, não é tão fácil impedir uma colisão.
Leia mais...
Píton birmanesa de 5,6 metros estava prenha com 87 ovos.
Píton birmanesa de 5,6 metros estava prenha com 87 ovos.

Pesquisadores capturam píton birmanesa de 5,6 metros nos EUA

Publicado em Segunda - 13 de Agosto de 2012

Uma píton birmanesa de 5,6 metros de comprimento, que estava prenha com 87 ovos, é a maior cobra capturada até o momento nos Everglades, uma extensa região de pântanos do sul da Flórida, nos Estados Unidos, afirmou nesta segunda-feira um grupo de pesquisadores.
Leia mais...

Estresse e depressão ativariam "gatilho" que encolhe cérebro

Publicado em Domingo - 12 de Agosto de 2012

Pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, descobriram uma das possíveis razões para a depressão e o estresse crônico fazerem o volume do cérebro diminuir. Segundo os cientistas, um "gatilho" genético faz o órgão perder.
Leia mais...

Descobertas 17 novas espécies de aranha na Mata Atlântica

Publicado em Domingo - 12 de Agosto de 2012

Pesquisadores do Laboratório Especial de Coleções Zoológicas do Instituto Butantan, em São Pauilo, descobriram 17 novas espécies de aranhas na Mata Atlântica brasileira. Há seis anos, trabalhando no projeto internacional, que envolve outros 20 pesquisadores no mundo inteiro, o estudo abrange aranhas da família Oonopidae e catalogou em todo o planeta 1.016 exemplares dessa espécie.
Leia mais...
Astronauta passou por cirurgia no coração
Astronauta passou por cirurgia no coração

Primeiro homem na Lua passa por cirurgia de emergência

Publicado em Quarta - 08 de Agosto de 2012

O astronauta Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, passou por uma cirurgia de emergência na segunda-feira. O americano de 82 anos foi a um hospital para fazer exames, mas os médicos descobriram que quatro artérias coronárias estavam entupidas e tiveram que operá-lo.
Leia mais...
Funcionários da Nasa comemoram chegada da sonda em Marte
Funcionários da Nasa comemoram chegada da sonda em Marte

Sonda de US$ 2,5 bilhões pousa com segurança em Marte

Publicado em Segunda - 06 de Agosto de 2012

A Nasa, a agência espacial americana, confirmou na madrugada desta segunda-feira o pouso da sonda Curiosity no solo marciano. O projeto levou cerca de 10 anos para ser concluído e custou US$ 2,5 bilhões de dólares. Somente a viagem ao planeta durou mais de oito meses.
Leia mais...