Noticias Politica MT
Modulação do STF permite que Botelho dispute à presidência da AL
A reeleição de Botelho, em junho de 2020, ocorreu após a antecipação das eleições. A medida atendeu a deputada estadual Janaina Riva (MDB), que estava gestante na época e foi eleita vice-presidente do Legislativa. Para que ela pudesse votar, o pleito foi antecipado para antes dela sair de licença maternidade.
Deputados estaduais começam análise do Novo Fethab nesta quarta-feira
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (UB), informou, nesta segunda-feira (12), que colocará para apreciação do plenário o projeto do novo Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) na sessão desta quarta. Segundo Botelho, a previsão é de que o Fundo arrecade cerca de R$ 3,5 bilhões por ano com o novo texto.
Governo de MT mantém incentivos fiscais para setores produtivos em 2023
O Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento do Estado de Mato Grosso (Condeprodemat) aprovou a manutenção dos incentivos fiscais concedidos no Programa de Desenvolvimento Industrial e Comercial de Mato Grosso (Prodeic) para o ano de 2023.
AL mantém veto em lei que mudava ICMS da energia solar
Em junho do ano passado, a Assembleia derrubou o veto total do governador ao projeto que garante a isenção de cobrança de ICMS relativa à energia solar sob alegação de incons titucionalidade. 9 deputados votaram para manter a cobrança do imposto.
Mendes envia projeto com imposto do agro para asfalto e habitação
O fundo tem prazo de encerramento em dezembro deste ano e precisa ser votado ainda este mês para que o Executivo não perca o recurso para 2023. Isso por conta do princípio da anualidade, em que um imposto não pode ser cobrado no ano em que entrou em vigor.
"Não me vejo conversando com Lula; jamais estarei junto a ele"
A deputada federal eleita Amália Barros (PL) afirmou que será oposição ao governo Lula (PT) e descartou qualquer possibilidade de dialogar com o futuro chefe da nação.
Botelho defende voto secreto na AL: “Evita pressão externa”
A discussão sobre o voto secreto votou à tona após a Mesa Diretora colocar em tramitação um projeto de resolução que faz mudanças no regimento interno da Casa.
“Tem que pensar no Brasil; oposição por oposição não é razoável”
Nas eleições deste ano, o partido do presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguiu eleger a maior bancada do Congresso Nacional. Em Mato Grosso não foi diferente, já que seis dos oito parlamentares eleitos fazem parte da oposição contra o petista.
"Não pode pedir anulação das eleições na base do achismo"
Recentemente, o presidente da sigla, Valdemar da Costa Neto, apresentou uma ação ao Tribunal Superior Eleitoral em que pedia anulação dos votos de urnas eletrônicas consideradas “inconsistentes”. Como justificativa, o partido diz que houve falhas insanáveis que "colocaram em risco o resultado da eleição entre o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT)".
Max nega subserviência a Mendes: "Sou só amigo do governador"
O deputado não negou a amizade que tem com Mendes, mas disse que enquanto esteve à frente do Legislativo – de fevereiro de 2021 a fevereiro de 2022 – mostrou a independência da Casa junto ao Executivo.