Noticias Politica MT
Para Ferra, ampla atuação do MP prejudica metas
O procurador-geral de Justiça Marcelo Ferra, que tentará a reeleição, avalia que devido ao Ministério Público possuir diversas atribuições, se torna praticamente impossível definir prioridades e metas para a instituição. “Precisamos melhorar os mecanismos de verificação do resultado de nossa atuação”, pondera o procurador, que avalia que a atuação da instituição tem sido bastante positiva.
Verba indenizatória provoca reação no TJ
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso tem por seguidas vezes despachado em processos administrativos de interesse dos servidores da instituição com quem trava disputas que na maioria das vezes levam a paralisações e o prejuízo a sociedade, como suspender todos os processos que tramitam no âmbito do Conselho da Magistratura - composto pelo presidente, José Silvério Gomes, pelo vice-presidente, Paulo da Cunha e pelo corregedor-geral, Manoel Ornellas de Almeida e que tenham por objeto a concessão ou retificação de incorporações concedidas, com base nas legislações previstas como o Sistema de Desenvolvimento de Carreiras e Remunerações (SDCR) e o Estatuto dos Servidores Públicos do Estado de Mato Grosso.
Ex-prefeito Wilson Santos, derrotado ao governo, empurra à Educação o primo Osvaldo Sobrinho ou Carlos Carlão
Wilson pressiona prefeito para ter Osvaldo ou Carlão na Educação
Ele abriu mão de mais dois anos de mandato como prefeito da Capital, concorreu e perdeu para governador e, agora, sem cargos pela primeira vez em duas décadas e com o grupo político esfacelado, busca abrigo para os principais aliados onde ainda encontra as portas abertas, o Palácio Alencastro. Wilson Santos (PSDB) passou a pressionar o seu sucessor Chico Galindo (PTB) a, ao menos, renomear na Educação, maior pasta da estrutura da máquina municipal, o ex-secretário Carlos Carlão do Nascimento ou então o seu primo, ex-deputado, ex-vice-governador e ex-senador Osvaldo Sobrinho (PTB).
MP quer baixar salário do presidente da Câmara de Cuiabá
O Ministério Público Estadual (MPE) recorreu ao Tribunal de Justiça (TJ/MT) para que seja reduzido o salário do atual presidente da Câmara de Cuiabá, Deucimar Silva (PP), e ele devolva aos cofres públicos R$ 388,3 mil juntamente com os ex-presidentes Chica Nunes (2005/2006) e Lutero Ponce (PMDB).
Galindo pretende mostrar trabalho para depois pensar em reeleição
Apesar da condição propícia para disputar a reeleição, o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo (PTB), diz preferir não pensar em 2012 ainda ao considerar cedo para discutir a possibilidade. “Não posso administrar pensando em reeleição”, declarou.
Blairo Maggi é citado em revista norte-americana por idéias que podem mudar o mundo
O ex-governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, foi citado na edição desta semana da revista norte-americana Newsweek em uma lista das grandes idéias verdes que podem mudar o mundo. Ele foi citado como primeiro exemplo de atuação quando era governador do Estado.
Prefeito Murilo equilibra 6 acusações e escândalos e permanece no cargo em VG
É delicada a situação política e jurídica do prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR). Por mais que ele se esforce, seu conceito como gestor cai em descrédito cada vez mais. Para piorar, carrega sobre os ombros seis processos por improbidade administrativa. Apesar disso, Murilo, orientado pelo irmão-empresário-sócio Toninho Domingos, não demonstra tanta preocupação com as acusações, nem tampouco com a pressão da comunidade, que começa a dar sinais de arrependimento por ter garantido ao gestor seu segundo mandato. Menos de dois anos após a reeleição, o prefeito acumula contra ele pedido de afastamento feito pelo Ministério Público, condenação à perda de direitos políticos e agora é peça principal de um embate direto entre a Câmara Municipal e a sociedade, que cobra providências. Querem o impeachment do republicano.
“Governo está mostrando que não é confiável”, diz membro da Aprosoja
O coordenador da Comissão de Sustentabilidade Socioambiental da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) Ricardo Arioli Silva, criticou o governo estadual no sentido de notificar indevidamente os produtores da região e causar entraves ao setor. “A partir de agora o agricultor terá que avaliar bem a adesão ao MT Legal, porque o governo está mostrando que não é confiável”, disparou o coordenador.
Silval nega uso da máquina pública
Silval Barbosa (PMDB) frisou não ter preocupação com os processos eleitorais que investigam sua campanha e que foram constituídos a partir de denúncia de seus adversários e lembrou que quando decidiu candidatar-se a reeleição, emitiu documento oficial determinando a todos os auxiliares diretores e que estes repassassem aos demais servidores públicos, ordens expressas da proibição de qualquer, mínima que seja manifestação eleitoral por este ou por aquele candidato.
As máquinas compradas pelo Governo continua sendo alvo de polêmica: agora, por uso indevido
Prefeito é acusado de usar máquina em área particular
O Ministério Público deflagrou uma operação contra prefeito, proprietários rurais e servidores do município de São José do Xingu (1.200 km a Nordeste de Cuiabá). Denúncia de dois vereadores da cidade revelou que Gilberto Mendes Leoncine, o prefeito da cidade, mantinha maquinários cedidos pelo Governo do Estado em obras nas propriedades rurais particulares da região, quando deveriam estar executando obras públicas.