Noticias Politica MT
Pesquisa aponta vitória de Adriano na reitoria da Unemat
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Vetor para a disputa da reitoria da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat) o professor Adriano Aparecido Silva aparece na frente com 52,4% dos votos. Em segundo está Edna Sampaio com 15,5% e Elias Renato surge em terceiro com 10,3% das intenções de voto.
Produtores estudam ampliação do período para Mato Grosso
Em plena temporada do vazio sanitário - período proibitivo ao plantio da soja, que vai de 15 de junho a 15 de setembro – a Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja) encomendou estudos técnicos para avaliar a sugestão dos produtores em relação a uma possível ampliação do prazo. Fala-se inicialmente em uma dilatação de 15 dias, o que estenderia o período para até 30 de setembro e liberação do plantio a partir de 1º de outubro.
10% da safra de Soja vendidos
A cerca de dois meses e meio para o início do plantio do ciclo 10/11, os sojicultores mato-grossenses já conseguiram negociar 10% da safra de soja por meio dos contratos futuros, segundo levantamento da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja). No ano passado nesta mesma época dos negócios não passavam de 5% da produção estimada para 09/10.
Pesquisa aponta vitória de Adriano Silva na Unemat
O candidato a reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), professor Adriano Silva, da Chapa 1, lidera a preferência da comunidade universitária para ser eleito na próxima quarta-feira, dia 30. De acordo com pesquisa do Instituto Vetor Pesquisas, realizada entre os dias 21 e 22 de junho, Adriano Silva tem 52,4% da preferência dos três segmentos, contra 15,5% de Edna Sampaio e 10,3% de Elias Januário. Esses números referem-se à modalidade estimulada, em que acadêmicos, servidores e professores são informados sobre os três candidatos.
Gandra determinou adoção de 10 procedimentos
Com base nas investigações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o ministro Ives Gandra determinou à presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso a adoção de dez procedimentos visando impedir a continuidade da concessão de créditos irregulares.
Um dos inquéritos é conduzido pelo promotor Célio Fúrio e trata de 7 magistrados aposentados compulsoriamente pelo CNJ.
MPE investiga pagamentos suspeitos a 70 magistrados
O Ministério Público Estadual investiga setenta magistrados de Mato Grosso que teriam recebido créditos irregulares do Tribunal de Justiça entre os anos de 2003 e 2005. Dez deles são os juízes e desembargadores aposentados compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), acusados de participação em esquema de desvio de dinheiro público para uma cooperativa de créditos ligada à Maçonaria.
Vereador Lourivaldo Rodrigues de Moraes, conhecido como Kirrarinha.
Repórter de TV de Pontes e Lacerda é agredida dentro do CISC por vereador e pré-candidato a deputado estadual
O vereador Lourivaldo Rodrigues de Moraes, conhecido como Kirrarinha, agrediu a socos a repórter Márcia Pache da TV Centro Oeste de Pontes e Lacerda, filiada ao SBT, na manhã desta terça-feira, nas dependências do CISC daquele município.
Após decisão "fantasma", TRE julga recurso de Wilson Santos
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) vai julgar novamente nesta terça-feira (29) o recurso do ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), contra a reprovação das contas da campanha eleitoral de 2008. O acórdão da decisão, que decidiu pela reprovação do balanço, foi publicado sem que o julgamento fosse concluído e, por isso, o presidente do TRE em exercício, Rui Ramos, anulou a decisão e determinou que o processo fosse apreciado mais uma vez.
Projeto propõe Comissão Permanente contra violência e pedofilia
Casos e mais casos abalam a opinião pública e comovem o estado e o Brasil, a exemplo do ocorrido com o menino Kaytto: violentado e morto em Cuiabá por um maníaco que estava em liberdade condicional e reincidiu no crime de abuso sexual a menores. O maníaco confessou dizendo, ainda, que se permanecesse solto, atacaria novamente. Diante disso, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), considera importante o Estado criar uma Comissão Permanente objetivando o combate ao crime contra a violência e a pedofilia.
Justiça condena ex-prefeito de Tangará à prisão e multa por corrupção
O juiz da Vara Única Criminal de Tangará da Serra, Jacob Sauer, condenou o ex-prefeito Jaime Muraro por corrupção ativa e os empresários Ivanir Primom e Argeu Fogliato, sócios da empresa Acirel Engenharia e Construção Ltda, por corrupção passiva. Muraro foi acusado de favorecer a empresa num processo licitatório para a construção da Vila Olímpica de Tangará. Tanto o ex-prefeito quanto os dois empresários foram condenados 6 anos e 8 meses de prisão, em regime inicialmente semi-aberto, além de multa no valor de 80 vezes a quantia referente ao salário mínimo vigente à época. Os três devem recorrer da decisão.