Noticias Politica MT
Deputados aprovam reforma administrativa que deve trazer economia de R$ 140 milhões anuais
Após dois meses de discussões, a Assembleia Legislativa aprovou em segunda votação, na sessão da manhã desta quarta-feira (29), o projeto de lei complementar nº 01/2015, que trata da reforma administrativa do estado. Agora o texto vai para redação final e voltará para o Poder Executivo para sanção. Se houver vetos, o texto volta para o Legislativo. Com a reforma, cerca de 1,1 mil cargos comissionados serão cortados da estrutura do governo, algumas secretarias serão fundidas e alguns órgãos mudarão de vinculação.
Mauro Savi lembra lei que combate o assedio moral e completa dois anos
De autoria do deputado estadual, Mauro Savi (PR) - a Lei .9.900 - que lembra o dia 2 de maio, como o Dia de Luta contra o Assédio Moral, completa dois anos. Sancionada em 11 de abril de 2013, a lei trata do combate ao assédio moral e estimula a realização de atividades como palestras e workshops, que tenham a finalidade de combater tal prática. O projeto foi apresentado em 2011 e ganhou adesão do deputado Emanuel Pinheiro (PR), que é coautor da proposição.
Briga por vaga de deputado em CPI pode ir parar na Justiça
A briga por uma vaga de membro titular na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a Renúncia e Sonegação Fiscal pode ir parar na Justiça. O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) explicou que o Partido da República avalia entrar com ação judicial para garantir a vaga dele na CPI, caso não haja acordo quanto a isso. No Diário Oficial que circulou na última quinta-feira (23), já foi publicada a renúncia do deputado Ondanir Bortolini “Nininho” (PR) como suplente da comissão.
Financiamento público beneficia só PT
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB) esteve em Cuiabá na sexta-feira (24) para liderar uma sessão itinerante da Câmara dos Deputados.
Executiva do PSD pretende colocar Tião da Zaeli novamente na disputa pela Prefeitura de VG
Terceiro colocado no pleito de 2012 com pouco mais de 30% dos votos válidos, quando buscava a reeleição, o ex-prefeito e empresário Sebastião dos Reis Gonçalves, o ‘Tião da Zaeli’ (PSD), pode disputar novamente a Prefeitura de Várzea Grande, em 2016. E o aval partiu da Executiva Regional do PSD, diante da necessidade de a agremiação tentar manter sua musculatura, nos municípios.
José Medeiros quer derrubada de veto de Dilma e apoia Ezequiel Fonseca
O senador José Medeiros (PPS) lamentou o veto da presidente Dilma Rousseff (PT) ao orçamento do Auxílio Financeiro para Fomento às Exportações (FEX), que seria pago a Mato Grosso. O parlamentar popular socialista manifestou apoio a proposta do coordenador da bancada federal mato-grossense, deputado federal Ezequiel Fonseca (PP), de articular a derrubado do veto.
Eduardo Cunha diz que homofobia já é crime e nega haver projeto sobre o tema tramitando na Câmara
O presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), negou que seja contra a criminalização da homofobia. Por outro lado, de forma contraditória, ele deixou claro que não tem interesse em colocar o assunto na pauta de votações, e até mesmo negou que haja projetos de lei a esse respeito tramitando na Câmara Federal. O parlamentar alegou, ainda, que na prática homofobia já é crime.
Estratégia de secretário melhora "folego" de Walace Guimarães na Educação de Várzea Grande
Num momento de forte pressão sobre a Prefeitura de Várzea Grande, o secretário municipal de Educação, Sílvio Fidélis, conseguiu o que nem o ex-secretário Jonas Sebastião da Silva, militante do histórico do PT, conseguiu: dialogar com o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Várzea Grande (Sintep) sem confrontar. Jonas Sebastião foi secretário até janeiro e saiu sob intenso ataque do sindicato.