Noticias Politica Brasil
MPF acusa Marcos Valério de lavagem de dinheiro
O Ministério Público Federal (MPF) em Belo Horizonte apresentou nova denúncia à Justiça contra o empresário Marcos Valério Fernandes de Souza, além de sua mulher, Renilda Maria Santiago Fernandes de Souza. Eles são acusados de usarem a empresa 2S Participações Ltda. para lavar "vários milhões de reais" provenientes do mensalão. Outras dez ações contra Valério por causa do envolvimento com o esquema tramitam na Justiça Federal em Minas.
Alesp enterra apuração do caso das emendas
O Conselho de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo decidiu ontem, por cinco votos a dois, interromper as investigações das acusações de venda de emendas parlamentares e enviar ao Ministério Público um relatório com o material colhido até agora pela comissão. O documento sequer começou a ser elaborado, mas o conselho não tomará mais nenhum depoimento nem colherá novas provas. A comissão foi prorrogada por 15 dias apenas para que o relatório final seja votado. Na prática, a decisão significa o enterro da investigação do caso.
Rio e Espírito Santo armam rebelião na Câmara por royalties
As bancadas do Rio de Janeiro e do Espírito Santo estão armando uma estratégia de retaliação contra o governo por causa do projeto que redistribui os royalties do petróleo. Os deputados dos estados produtores, que somam mais de 10% dos parlamentares da Câmara, discutem estratégias de como obstruir votações, acionar a Justiça, bloquear estradas e até apoiar uma CPI contra o governo.
Cúpula do PC do B se reúne com Aldo, cotado para o Esporte
Logo após a saída de Orlando Silva do Ministério do Esporte, a cúpula do PC do B se reuniu na quarta-feira (26) por mais de duas horas na liderança do partido, na Câmara, para discutir o novo cenário.
Deputado cassado no PR consegue liminar para continuar no cargo
O deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB) conseguiu, na noite desta terça-feira (25), suspender a cassação de seu mandato, conforme decisão da Justiça Eleitoral do Paraná.
Senado rejeita sigilo eterno de documentos oficiais
O plenário do Senado rejeitou, por 43 votos a 9, o voto em separado do senador Fernando Collor (PTB-AL) que estabelecia o sigilo eterno dos documentos oficiais ultrassecretos ou cujo segredo fosse "imprescindível à segurança da sociedade e do Estado".Com isso, os documentos só poderão ficar sob sigilo por, no máximo, 50 anos. A lei ficou conhecida como "Lei de Acesso às Informações PúblicasEm seguida, os senadores analisaram o parecer do senador Walter Pinheiro (PT-BA), que preservou o texto aprovado pelos deputados. Essa matéria prevê prazo máximo de 50 anos de sigilo aos documentos ultrassecretos. Essa proposta foi aprovada pelo Senado.
Ministério: País tem 76 presos por corrupção; nenhum por lavagem
O diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça (DRCI-MJ), Ricardo Saadi, disse nesta terça-feira que, dos 512 mil detentos no País, apenas 76 estão presos pelo crime de corrupção, sendo que nenhum deles cumpre pena por lavagem de dinheiro. As informações são da Agência Câmara.
Ex-governadores responderão por desvio de R$ 68 milhões
Os ex-governadores do Amapá Waldez Góes (PDT) e Pedro Paulo Dias (PP) responderão na Justiça a uma ação de improbidade proposta pelo Ministério Público do estado. Os políticos e três ex-secretários de Planejamento são acusados de reter R$ 68 milhões de valores descontados no contracheque de servidores públicos que deveriam ser pagos a instituições financeiras onde eles fizeram empréstimos.
"Esporteduto" montado por PC do B controla verba do governo federal
O mapa de repasses do programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, revela que o ministro Orlando Silva alimentou com verbas federais a rede de militantes que, nos últimos anos, o PC do B instalou em postos-chave do nicho esportivo no setor público. Nos últimos dois anos, prefeituras e secretarias municipais de Esporte controladas pelo partido estiveram entre as maiores beneficiadas por recursos do Segundo Tempo, criado para promover atividades físicas entre estudantes.