Artigos Opinião
Perda auditiva na população jovem
Engana-se quem pensa que apenas idosos devem ficar atentos aos sintomas da perda de audição. Preocupar-se com os sinais da perda auditiva em jovens e adolescentes é tão importante quanto, já que 25% das pessoas entre 18 e 44 anos apresentam alterações auditivas.
Saúde não tem preço. Mas tem custo
A água de boa qualidade é como a saúde. Só percebemos o valor dela quando acaba. Problemas com financiamentos, superlotação e déficit recorrente são fatores que colocam em risco a qualidade e a história do Sistema Único de Saúde (SUS).
Com e sem filtro
Milene assistiu no dia anterior a um desses debates em vídeo, dos que aconteceram aos montes no período mais severo da pandemia. Discussão profissional de uma profissão que não é a sua. Desses muito chatos e longos, desses de um assunto que passa por cima da cabeça e, mais do que isso, interessam em nada ou em muito muito pouco. E o muito muito pouco está aqui para dizer que no vídeo, um dos debatedores era José. José em muito muito muito lhe interessa, ainda mais depois de ontem.
Que os dias difíceis não sejam em vão
É assim que também acontece no espectro político dos anos difíceis que todos vivemos desde que parte das pessoas passaram a dedicar seus esforços a combater ideais e não ideias. Aliás, ideal é ideia são palavras quase idênticas mas com significados muito diferentes.
Uso político da fé
É importante separarmos o joio do trigo, pastores e religiosos sérios e honestos que buscam ser fiéis aos preceitos bíblicos e pastores e religiosos picaretas que exploram a fé como fonte de enriquecimento, religiosos que utilizam as igrejas para se elegerem como parlamentares ou obter dinheiro e outros benefícios para apoiar políticos e candidatos.
Conheça o seu limite
Sabe aquela situação em que você está no ambiente de trabalho e um colega profere palavras inverídicas contra a sua reputação? Por mais pacientes que sejamos, é difícil passar por uma situação dessas sem rebatê-la com um comportamento exaltado.
A poiada de Mato Grosso
A referência a planta está presente no relato de botânico C. P. F. Von Martius, que ao seguir de “Vila Rica à aldeia dos índios coroados na margem do rio Xipotó”, em abril de 1818, anotou em sua obra “Viagem pelo Brasil”, o seguinte:
Pantanal de luto
Eis que a sanha desmedida de um progresso insidioso ganha corpo e se “legaliza” com muitas aspas sob a forma de um deletério projeto de lei - PL 561/2022. Golpe certeiro de um punhal que sangrará muitas vidas pantaneiras.
Ideias avulsas
Não existem mais partidos. Logo, não existe mais comando nas eleições de 2022. Comparando com a matilha de lobos, não há mais lobos e lobas alfa no comando da ordem coletiva. Qualquer lobo vira protagonista. Lembrando que a organização das matilhas de lobos é rigorosíssima. Nenhum lobo tem autonomia fora do senso da matilha.
Estupro: violência imperdoável
Assisti estarrecida a notícia de que uma gestante, na cidade de São João do Meriti, no Rio de Janeiro, havia sido estuprada no momento mais sublime da sua vida: ao trazer ao mundo um bebê tão esperado.