Publicado em Segunda - 01 de Novembro de 2021 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

Dualidade invisível

No sentimento de injustiça, somente para exemplificar, o que sobreleva mais, senão o ódio? Sim, é sintomático. Aquele que não odeia não carrega a chama da reação. Contudo, é possível reagir apascentado no amor, com doação? Ou o ódio lhe é característico, variando somente de intensidade? E ainda, o amor afasta o ódio ou o ódio é quem afasta o amor?

Leia mais...

Saúde e meio ambiente

Publicado em Segunda - 01 de Novembro de 2021 | por José Pedro Rodrigues Gonçalves

Como assim? Peixe não voa. Pois é! De tanto assoreamento, de tanto depósito de terra no leito dos rios, ocorre uma elevação, o que o torna raso e nas enchentes, as águas sobem bem mais do que o normal, possibilitando que os peixes possam comer os frutos do carandá lá mesmo, nos cachos.

Leia mais...

Garimpos e legalização

Publicado em Domingo - 31 de Outubro de 2021 | por Antônio Vieira da Silva

Uma importante alternativa para a legalização das atividades minerárias se dá por meio das cooperativas de mineração. Esse formato coletivo contribui para a organização social dos garimpeiros, melhorando suas condições de vida e de trabalho.

Leia mais...

Nova lei de Improbidade

Publicado em Domingo - 31 de Outubro de 2021 | por Guilherme Carvalho

Ocorre que a nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos foi enfática ao elencar alguns direitos patrimoniais disponíveis, como, por exemplo, o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, bem assim o cálculo das indenizações, lembrando, todavia, que este rol não é exaustivo.

Leia mais...

Eu sou a favor da vida e da economia

Publicado em Domingo - 31 de Outubro de 2021 | por Evaldo Silva

Se analisarmos o gráfico de contaminação no Brasil, podemos perceber a contribuição da vacina para a queda no número de casos de contaminação e de mortes. Isso nos mostra que há um caminho. Está provado, cientificamente e através de dados reais e concretos que a vacina é capaz de frear as consequências graves da doença.

Leia mais...

Chapada dos Guimarães, um lugar especial

Publicado em Sábado - 30 de Outubro de 2021 | por CAIUBI KUHN

Quando eu era criança, no caminho entre a chácara onde morava e a escola, no mirante, no Parque Nacional e em alguns outros locais do município de Chapada dos Guimarães, eu encontrava fósseis de conchas, que mostravam que essa região já tinha sido mar um dia.

Leia mais...

COP 26: Poços de contrariedades

Publicado em Sábado - 30 de Outubro de 2021 | por THIAGO ITACARAMBY

Sabe aquela máxima de tudo ou nada. Isso mesmo, é o que devemos esperar da Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), a ser realizada em Glasgow, na Escócia, no próximo domingo (31 de outubro).

Leia mais...

Você é linda sim

Publicado em Sexta - 29 de Outubro de 2021 | por Michelle Leite de Barros

Elogios são gostosos de ouvir quando sabemos que a pessoa está se esforçando para adquirir o corpo que a fará bem e está conseguindo. Mania desnecessária de achar que a Terra inteira quer ter o perfil da Gisele Bündchen. Não, não, não. Algumas querem outras coisas, outras nem se importam com isso.

Leia mais...

Um mundo em transformação

Publicado em Quinta - 28 de Outubro de 2021 | por Renato Gomes Nery

Não sou especialista na área do comportamento, mas não sei onde tudo isto vai dar. Tenho, entretanto, algumas certezas. O homem é gregário e foi por isto que ele se juntou em comunidades e, pelo mesmo motivo, progrediu, expandiu e se tornou o dono do mundo.

Leia mais...

Procon dos serviços públicos

Publicado em Quinta - 28 de Outubro de 2021 | por Antonio Joaquim

Para começo de conversa, é sempre importante registrar que Lei tem que ser cumprida. E que os órgãos responsáveis pelo controle devem atuar na fiscalização da aplicação das normas legais. Essa lei em específico entrou em plena vigência no ano de 2019 e alcança todos os órgãos públicos federais, estaduais e municipais.

Leia mais...