Publicidade

Publicado em Sábado - 12 de Maio de 2012 | por Mario Eugenio Saturno

Gestão da Pesquisa

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, saiu do marasmo que reina nos ministérios e toma duas atitudes importantes. A primeira é solicitar à presidente a devolução do corte do orçamento da Ciência, depois, o ministro vai reunir-se a com diretores dos institutos de pesquisa para analisar modelos institucionais de gestão e resolver esta velha queixa dos órgãos.
Leia mais...

As drogas abundam, professores escasseiam

Publicado em Sexta - 11 de Maio de 2012 | por Mario Eugenio Saturno

Para um país que não guerreia com vizinhos há quase 150 anos, o Brasil é um país bastante violento. Como já vimos em outra ocasião, a taxa de homicídios do país aumentou mais de 3,5 vezes nos últimos 30 anos, passando de 11,7 por 100 mil habitantes para 26,2. Isso apesar de São Paulo, exemplo para a nação, ter diminuído para a casa dos 10.
Leia mais...

A CPI, a lona e o circo

Publicado em Sexta - 11 de Maio de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A oposição reclama da presença de advogados dos acusados na sessão (secreta) da CPI do Cachoeira. O presidente, senador Vital do Rego, justifica que os profissionais foram autorizados a participar em respeito ao direito constitucional de defesa.
Leia mais...

Dois PRs Em Rota de Colisão

Publicado em Sexta - 11 de Maio de 2012 | por Lourembergue Alves

É interessante observar os lances no tablado da política. Tarefa que obriga o analista e/ou o estudioso da Ciência Política a analisar as divisões dentro de cada sigla partidária. Esta analise não deve ocorrer dissociada do contexto sócio-político registrado, nem distanciada da conjuntura político-eleitoral vivida.
Leia mais...

Chupa essa manga, Cuiabá!

Publicado em Quinta - 10 de Maio de 2012 | por Onofre Ribeiro

Na semana passada foi publicada no jornal Diário de Cuiabá uma ampla matéria sobre Campo Grande que, comparada com Cuiabá, dá um show de eficiência urbanística, beleza e de gestão. Muita gente cuiabana se doeu. É pra doer mesmo!!! Mas serviu pra nós criarmos brio e seguir o mesmo ritmo de sucesso de antiga rival de Cuiabá até a divisão do estado de Mato Grosso, a partir de 1979.
Leia mais...

Mais dinamismo para Luciara

Publicado em Quinta - 10 de Maio de 2012 | por José Riva

Não há como ignorar as desigualdades regionais entre os municípios mato-grossenses. Do mesmo modo, não há como ignorar o tratamento urgente de soluções que produzam um mínimo de equilíbrio entre as regiões. Essa luta tem sido constante pela redução das desigualdades regionais.
Leia mais...

Uma Manobra Por Interesse

Publicado em Quarta - 09 de Maio de 2012 | por Lourembergue Alves

“O espírito público” está presente nas ações dos políticos. Este, aliás, é o que cada um deles prega, e diz fazer com dedicação e aplicação. Ainda que a realidade seja bem outra. Pois, mesmo diante de um programa social, sempre há um ganho particular, privado, a exemplo dos “bolsas quaisquer coisas”. Embora, na maioria das vezes, o objetivo seja tão somente o bem pessoal, tal como a mudança que permita a reeleição do presidente da Assembléia Legislativa. 
Leia mais...

O Brasil, rico e (muito) negligente

Publicado em Quarta - 09 de Maio de 2012 | por Dirceu Cardoso Gonçalves

A Amazônia sofre com a cheia. O Nordeste enfrenta a seca inclemente. São noticias recorrentes. Desde os tempos de criança – e isso já vai há um bom tempo – ouvimos falar dos dois fenômenos.
Leia mais...

Uma no cravo e outra na ferradura

Publicado em Quarta - 09 de Maio de 2012 | por Eduardo Mahon

O Conselho Nacional de Justiça recolocou o Desembargador Fernando Miranda no seu devido lugar, ou seja, no Tribunal de Justiça. Havíamos, no passado, argumentado que se um cidadão não serve para ser desembargador não serviria para ser juiz e que, portanto, ou o aposentavam como magistrado de primeira instância ou o aceitavam no Tribunal de Justiça, pelos critérios legais de promoção.
Leia mais...

A limpeza virá, virá...

Publicado em Terça - 08 de Maio de 2012 | por Pedro Cardoso da Costa

Como a sujeira é tamanha nos meandros políticos, a corrupção é o primeiro pensamento que vem com este título, mas a sujeira aqui tratada é mesmo a literal das cidades brasileiras. Trata-se de um problema crônico, decorrente e ligado à cultura do povo brasileiro.
Leia mais...