Publicado em Quinta - 16 de Julho de 2020 | por Renato Nery

É preciso ter sorte

O que vale a pena nesta vida são os afetos. E aquilo que conquistamos ao longo da vida que a torna mais efetiva e mais suave. Sem os afetos maternos, paternos e o desvelo e o carinho dos amigos de pouco vale a nossa estada aqui na terra.

Leia mais...

Revelações e mulheres

Publicado em Quarta - 15 de Julho de 2020 | por Rosana Leite de Barros

É muito curioso, e basta remontar aos contos infantis de príncipes e princesas, para esclarecer as mentes. O gênero feminino ainda sonha! E em razão de tanto sonhar, encontra pesadelos terríveis durante a existência.

Leia mais...

ECA 30 anos!

Publicado em Quarta - 15 de Julho de 2020 | por Rosildo Barcellos

Advogo a ideia de que a violência (na normalidade da palavra) tem a ver com a distância de centros de apoio cultural e esportivo e na ausência destes a violência tende a gerar o desmantelamento do núcleo familiar e isso reflete diretamente na formação psicossocial dos adolescentes.

Leia mais...

Verdade e consequência

Publicado em Terça - 14 de Julho de 2020 | por Gonçalo Antunes de Barros Neto

Diferentemente, as coisas criadas são contingentes, vale dizer, não inferimos suas essências pela só existência, portanto, a apropriação de uma dada verdade sobre elas pode ser infirmada pelo princípio de não contradição e de identidade.

Leia mais...

O que está por vir

Publicado em Terça - 14 de Julho de 2020 | por Onofre Ribeiro

A primeira questão foi a expectativa de industrialização do estado. A tese em geral aceita é a de que a produção agropecuária deveria ser totalmente industrializada aqui antes de ser exportada interna e externamente.

Leia mais...

A emergência na educação

Publicado em Segunda - 13 de Julho de 2020 | por Luiz Henrique Lima

Ainda que tenham frequentado a escola por alguns anos, milhões de brasileiros podem ser considerados “analfabetos funcionais”, incapazes de compreender textos simples,redigir corretamente uma mensagem ou realizar uma operação matemática.

Leia mais...

Estimule seus sentidos por meio da arquitetura

Publicado em Segunda - 13 de Julho de 2020 | por Estela Takase

O que tenho notado é que procuramos cada vez mais experiências sinestésicas, que nos tragam mais para o campo físico, de certa forma, e explora nossos sentidos. É aí que a arquitetura entra, reunindo os nossos sentidos visual, auditiva, olfativa, gustativa e tátil.

Leia mais...

A resistência do “notório saber”

Publicado em Domingo - 12 de Julho de 2020 | por Roberto Boaventura da Silva Sá

Para minha felicidade, no início de minha carreira, conheci colegas/amigos com esse perfil: eruditos, mesmo sem títulos. Sempre que pude, timidamente, estive por perto daquelas eminências que, de forma tão simples, perambulavam pelos corredores do antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras, hoje, Instituto de Linguagens/Faculdade de Comunicação e Artes.

Leia mais...

Cuiabá e o transporte público

Publicado em Domingo - 12 de Julho de 2020 | por Julier Sebastião da Silva

Mesmo não fazendo uso dos coletivos públicos diariamente, acompanho atentamente a gestão do modal na cidade ao longo dos últimos 20 anos.

Leia mais...

A Justiça está em crise ou a crise é objeto da Justiça? Uma análise histórica

Publicado em Domingo - 12 de Julho de 2020 | por Gabriela Novis Neves

Com o direito romano, a aplicação prática dessa história ganhou concretude e os pretores romanos que julgavam os casos tinham o poder de controle de justiça do direito escrito ao invocar o direito natural, aplicando o justo para fazer justiça do caso concreto. Cada caso era julgado de uma forma e muitas vezes para uma mesma relação de fato eram dadas soluções contraditórias.

Leia mais...