Noticias Politica MT
Prefeitos têm bens reduzidos após quatro anos de mandato; de Nortelândia mantém mesmo patrimônio
Enquanto a esmagadora maioria dos prefeitos que desejam retornar ao cargo em 2012 aumentou seus patrimônios, muitos ficaram “mais pobres” ou até mesmo supostamente sem nada. Levantamento realizado pelo Diário apontou 25 gestores nesta situação.
Tangaraenses divergem opinião sobre "invasão" eleitoral nas redes sociais
A campanha eleitoral de 2012 iniciou há apenas duas semanas e já é alvo de fortes críticas e reclamações de usuários das redes sociais, que, em sua maioria, vêm se manifestando contrários à propaganda política, principalmente no Facebook. Alguns internautas chegaram até a criar páginas manifestando contrariedade ao que eles chamam de poluição virtual, que ao invés de beneficiar os candidatos tem causado repulsa entre os eleitores.
Jaburu e Chagas tentam disputar
Cassados, Jaburu e Chagas querem disputar eleição em Sorriso; MP tenta "barrar"
Dois ex-vereadores por Sorriso, cassados por cobrança de propina contra o prefeito Chicão Bedin (PMDB), são candidatos no pleito deste ano à Câmara. O apresentador de TV e empresário Francisco Chagas Abrantes (PR) concorre pela coligação PR, PT do B e PHS, que tem Dilceu Rossato (PR) na disputa a prefeito. Já Gerson Luis Frâncio, o Jaburu (PSD), faz parte da chapa encabeçada pelo próprio Chicão, que busca o segundo mandato consecutivo.
Por mais poder, 8 deputados lançam familiares para prefeito e vereador em MT
Com a decisão de Zeca Viana de, mesmo após as convenções, lançar o filho Mateus Viana (PDT) a prefeito de Primavera do Leste, onde o irmão Getúlio já exerce o cargo de chefe do Executivo pelo segundo mandato, sobe para 8 o número de deputados estaduais com familiares na disputa eleitoral. Mateus substitui Divadir de Piere, que só entrou no páreo até o grupo político encontrar outra alternativa. Os situacionistas enfrentam embate duro com o ex-prefeito por 3 mandatos Érico Piana (DEM).
Em maio, gestores – alguns deles os milionários citados - estiveram na Capital para participarem do Encontro dos Prefeit
22 prefeitos aumentaram em 100% o patrimônio em quatro anos de mandato
Os prefeitos de Arenápolis, Farid Tenório (DEM), de Gaúcha do Norte, Nilson Francisco Alessio (DEM), de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager (PMDB), e de Porto dos Gaúchos, Carmen Duarte (DEM), registraram aumento de mais de 200% no período. Destes, o mais rico é Lautenschlager, que registrou patrimônio de R$ 15,3 milhões este ano. Em segundo lugar na lista figura Carmen Duarte, cujas posses somam R$ 11,2 milhões.
Peemedebistas de MT vêem blindagem de Sérgio Cabral em convocação de Silval Barbosa
Líderes do PMDB de Mato Grosso avaliam como blindagem ao governador Sérgio Cabral (Rio de Janeiro) a iniciativa do deputado federal Filipe Pereira (PSC-RJ) em convocar o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, também da sigla peemedebista, para depor na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Congresso Nacional que investiga a relação do contraventor goiano Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com agentes públicos e privados.
Mauro Mendes diz que trabalhar para vencer as eleições, mas não arrisca palpite
Mauro Mendes lidera pesquisas mas cauteloso não arrisca palpitar sobre definição das eleições no 1º turno
O candidato à Prefeitura de Cuiabá Mauro Mendes (PSB) não arrisca dizer se eleição será definida em primeiro turno. Ele concorre ao cargo com outros cinco e lidera as pesquisas eleitorais, mas cauteloso diz que está fazendo campanha para ser eleito.
Ederildo "Paparico" Bachi (PDT) concorre em São João da Urtiga (RS), Gisele Faccin (DEM) em Presidente Castelo Branco
Basta 1 voto: veja 113 cidades onde só há um candidato a prefeito; Nova Marilândia em MT é uma delas
Em Nova Marilândia, Wener Santos precisa de apenas um voto a mais que os 50% para se eleger prefeito, já que é o único candidato a sucessão municipal.
Candidatos como Wener Santos não têm o que temer. Votos brancos e nulos não ameaçam a eleição dos candidatos, desde que recebam pelo menos um voto válido. Se em uma cidade todos os moradores anularem seus votos, mas o candidato votar nele mesmo, ele ganha a eleição - serão 100% de votos válidos. Só perde se não receber nenhum voto ou se a nulidade atingir mais da metade dos votos - nulidade esta que não se refere a brancos e nulos, mas sim àqueles que a Justiça Eleitoral anula. São votos dados a um candidato que comprou votos ou abusou da máquina pública, por exemplo.
Candidatos como Wener Santos não têm o que temer. Votos brancos e nulos não ameaçam a eleição dos candidatos, desde que recebam pelo menos um voto válido. Se em uma cidade todos os moradores anularem seus votos, mas o candidato votar nele mesmo, ele ganha a eleição - serão 100% de votos válidos. Só perde se não receber nenhum voto ou se a nulidade atingir mais da metade dos votos - nulidade esta que não se refere a brancos e nulos, mas sim àqueles que a Justiça Eleitoral anula. São votos dados a um candidato que comprou votos ou abusou da máquina pública, por exemplo.
Juiz recebe ação civil contra Prieto em Terra Nova do Norte
A ação civil pública por ato de improbidade administrativa proposta pelo Ministério Público de Mato Grosso, pela Promotoria de Justiça de Terra Nova do Norte, contra o defensor-público-geral André Luiz Prieto, foi recebida pelo juiz-substituto da Vara Única da Comarca de Terra Nova, Alexandre Sócrates Mendes. Na decisão, o magistrado estabeleceu um prazo de 15 dias para que o requerido conteste os fatos apresentados na inicial. Prieto encontra-se afastado do cargo por determinação judicial.
Promotor realiza acordo para evitar excessos nas eleições
Um acordo firmado pelo Ministério Público Estadual (MPE), partidos políticos e coligações promete amenizar um pouco do “barulhaço” provocado pelas eleições municipais em Barra do Garças. O termo foi assinado pelos cinco candidatos a prefeito com a finalidade de evitar excessos durante a campanha eleitoral.