Noticias Politica MT
Prefeitos cassados, Clovis e Marcelo são acusados de comprar decisão
Os prefeitos cassados de Poconé, Clovis Martins (PTB), e Barão de Melgaço, Marcelo Ribeiro (PP), estão entre os suspeitos de terem comprado decisão judicial junto ao Tribunal Regional Eleitoral pela permanência no cargo. No caso de Clovis, em meio a vários embates, ele acabou tendo o registro cassado há um mês, mas continua no cargo, assim como a vice Nilce Meire Rodrigues Leite (PT), simplesmente porque o TRE não fez o comunicado formal. A partir dessa oficialização, passará a comandar o município o presidente da Câmara Municipal, vereador Nei Rondon, do mesmo PTB de Clovis, enquanto não se realiza eleição suplementar.
PCdoB afasta Zózimo Chaparral por 120 dias
A direção do PCdoB afastou por 120 dias do partido o ex-prefeito de Barra do Garças, Zózimo Chaparral, por ele ter declarado apoio ao candidato do PSDB, Wilson Santos. A sigla já definiu apoio à reeleição de Silva Barbosa (PMDB), sendo a posição de Chaparral considerada “antipartidária”.
Asafe: PF ainda não conclui oitivas
Depoimentos prestados espontaneamente na Polícia Federal, conforme os autos, indicam “intermediação ativa” de Célia Cury em negociação de sentenças.
Taques volta a rebater Henry
O ex-procurador da República e candidato a senador Pedro Taques continua a revidar as ofensivas do deputado Pedro Henry (PP) e afirma que ele é “um menininho de recado”, sugerindo que o progressista está defendo interesses de colegas políticos.
Janete Riva anuncia ações contra Julier e Mário Avelar
O advogado de Janete Riva, Valber Mello, informou ontem que ele e outros 40 profissionais que defendem os acusados na Operação Jurupari ingressarão com representação administrativa contra o juiz Julier Sebastião da Silva da 1ª Vara Federal de Mato Grosso no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e contra o procurador da República, Mário Lúcio Avelar, no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A informação foi durante a coletiva que Janete Riva concedeu a imprensa para segundo ela "tentar explicar o que nem ela, nem os advogados e nem as pessoas normais entendem como sendo motivos para terem decretada a sua prisão e de outros pais de família", frisou.
Pelo menos 40 representações contra Julier
O advogado Válber Melo, responsável pela defesa de Janete Riva, disse ontem que, nos próximos dias, o juiz federal Julier Sebastião da Silva estará respondendo a pelo menos 40 representações relacionadas à sua decisão que originou a os mandados de prisões contra 91 pessoas na operação Jurupari.
Governador Silval Barbosa continua até manhã na região norte participando de agenda política e institucional
Silval manda fazer perícia em projetos de manejo
O governador Silval Barbosa (PMDB) determinou a contratação de uma equipe de técnicos peritos que terão a tarefa de checar minuciosamente os projetos de manejo a cargo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). A ação visa reparar o impacto negativo causado à imagem do Executivo estadual e consequentes prejuízos financeiros ao caixa público decorrentes da operação Jurupari, desencadeada pelo Polícia Federal, há uma semana, que aponta irregularidades em 68 Planos de Manejo Florestal Sustentável atestados pela Secretaria.
Hygeia: Cabe ao STJ investigar Julio César Ladeia
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) vai apurar a participação do prefeito licenciado de Tangará da Serra, Julio César Ladeia (PR), no suposto esquema de desvio de dinheiro de dinheiro federal feito pela Organização Social de Interesse Público (Oscip) Idheas no município, revelado na operação Hygeia da Polícia Federal.
Relatório aponta advogada e lobista como intermediárias
Relatório incluído no processo sigiloso que originou a operação Asafe, que investiga suposta prática de venda de sentenças no Judiciário de Mato Grosso, aponta Ivone Reis de Siqueira e Célia Cury, esposa do desembargador aposentado compulsoriamente José Tadeu Cury, como “o centro da organização”. Ambas foram presas. Ivone foi solta um dia após a detenção e Célia, cinco dias depois, devido ao vencimento do mandado de prisão temporária.
Stábile nega envolvimento em venda de sentença em Alto Paraguai
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Evandro Stábile, se vê envolvido no esquema de compra e venda de sentenças. Conforme reportagem exibida no jornal MTTV 2ª edição, da TV Centro América, ele teria mudado sua decisão por não receero uma das parcelas a serem pagas pela 2ª colocada nas eleições de 2008 em Alto Paraguai, Diane Oliveira, e seu marido e advogado Alcenor Alves Souza, preso na Operação Asafe.