Noticias Politica MT
PR deve garantir 7 secretarias no novo secretariado de Silval
O Partido da República (PR) deverá manter sob seu comando sete secretarias estaduais na nova gestão do governador reeleito Silval Barbosa (PMDB). O assunto foi discutido em uma reunião reservada com o presidente regional do PR, deputado federal Wellington Fagundes, que pretendia aumentar a participação da legenda no próximo governo.
Hálacy Amorin é eleito presidente da Câmara de Nova Ubiratã
Além de Hálacy, a nova mesa diretora terá a vereadora Bernadete Rechmmann (PT) na vice-presidência, Itamar Marcondes (PT) como primeiro secretário e Claudir Rizzo (PDT) na segunda secretaria.
Processo de escolha do defensor-geral tem lobby e pressão política
A definição do novo defensor-geral do Estado está sendo marcada por uma disputa curiosa e intrigante. De um lado o ex-corregedor da Defensoria André Prieto, que foi o mais votado pela categoria, aposta na sensibilidade do governador reeleito Silval Barbosa (PMDB) para ser o escolhido. Ele acredita que, apesar de Silval ter autonomia para definir um dos que integram a lista tríplice, deva respeitar a decisão dos defensores, que creditaram a ele 84 votos, 7 a mais que o defensor-geral Djlama Mendes, que ficou com 77. Defensor-geral possui status de secretário de Estado. Ganha mais de R$ 15 mil mensais.
Ata da aliança de Pedro Taques pode ter sido falsificada
A ata da aliança que confirmou a candidatura do senador eleito do PDT de Mato Grosso, José Pedro Taques, e os dois suplentes ao Senado - José Antônio Medeiros (PPS) e Paulo Fiúza (PV) - pode ter sido falsificada e/ou adulterada propositalmente sem a anuência do presidente regional do PSB, o deputado federal Valtenir Pereira.
Extinta ação em que Daltinho sofreu acusação por agressão a ex-mulher
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso extinguiu o processo em que o deputado estadual Adalto de Freitas (PMDB), o Daltinho, é acusado de suposta agressão física e ameaças contra sua ex-mulher, Lilian Karla Azevedo (PDT). A decisão acompanha o relatório da Delegacia Especializada de Mulheres, que não identificou nenhuma prova, e o parecer do Ministério Público Estadual, que emitiu parecer sobre arquivamento da ação. “Essa foi uma infeliz manifestação da Lilian que não deixa de ter nos prejudicado eleitoralmente”, disse Daltinho, em entrevista coletiva concedida na tarde de ontem.
O PRF José Medeiros diz que foi ameaçado para abrir mão da primeira suplência do senador eleito Pedro Taques
Suplente de Taques diz sofrer ameaças
Primeiro suplente do senador eleito Pedro Taques (PDT), o policial rodoviário federal José Antônio Medeiros (PPS) revelou ontem, em coletiva à imprensa, em Rondonópolis, os bastidores de uma disputa interna entre membros da coligação Mato Grosso Melhor Pra Você marcada por supostas ameaças de morte. Grupo ligado ao PV teria “obrigado” Medeiros a assinar documento que autoriza a Justiça Eleitoral de Mato Grosso a substituir seu nome pelo segundo suplente, Paulo Fiúza (PV). Em tese, a inversão das funções propicia ao representante do Partido Verde eventual possibilidade de assumir a cadeira de Taques no Congresso Nacional.
TRE rejeita pedidos de cassação de Silval; Éder é multado em R$ 5 mil
O TRE julgou improcedente as duas representações que pediam a cassação do governador Silval Barbosa (PMDB). As ações foram interpostas pela coligação “Mato Grosso Melhor pra Você”, encabeçada pelo empresário Mauro Mendes (PSB), mas foram indeferidas pelo Pleno.
Governador luta para emplacar Abicalil no primeiro escalão de Dilma
O governador Silval Barbosa (PMDB) em parceira com a bancada federal montou uma ‘força tarefa’ na tentativa de emplacar o deputado federal Carlos Abicalil (PT), derrotado na disputa ao Senado, no primeiro escalão do governo Dilma Roussef (PT). Caso não consiga um ministério para o petista, irá brigar pela presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) ou uma secretaria executiva.
Não temos direito nem motivos para pedir cargos no Governo, diz Oscar
Com a possibilidade do deputado reeleito José Domingos Fraga (DEM) assumir a pasta da Desenvolvimento Rural, na equipe que está sendo composta pelo governador reeleito, Silval Barbosa (PMDB), para comandar o Estado a partir do próximo ano, o presidente do diretório regional do DEM, Oscar Ribeiro, declarou que o partido não tem nenhum projeto no sentido de compor a equipe de Governo.
Ministro Gilmar Mendes entra para a história do STF
Ao receber a mais alta comenda da Ordem do Mérito do Congresso Nacional, o ministro Gilmar Mendes entra para a história não apenas como o mais famoso ministro do STF como também o mais reverenciado ex-presidente do tribunal.
