Noticias MT Eleições 2014
Pós-recesso, Pop fica na bronca com colegas e faz palanque para Sérgio
O vereador Everton Pop aproveitou o retorno dos trabalhos na Câmara de Cuiabá nesta terça (3) para defender o colega de emissora e candidato a uma das 24 vagas na Assembleia Legislativa Sérgio Ricardo (PR). “O deputado Sérgio faz sim um excelente trabalho ao realizar todos os anos a campanha "Abrace o Rio Cuiabá. O RG e o título de eleitor é meu e eu vou votar nele em outubro”, bradou o progressista da tribuna.
TRE indefere recurso e Riva deve ser afastado já nas próximas horas
Por unanimidade, o Pleno do TRE negou nesta terça (3) os embargos declaratórios impetrados pela defesa do presidente da Assembleia Legislativa José Geraldo Riva (PP). Assim, os membros do Tribunal mantiveram a cassação do mandato dele por compra de votos e caixa 2 durante o pleito de 2006 e o progressista deve ser afastado da presidência e da cadeira de deputado ainda nesta semana. Conforme prevê o “rito” nestes casos, o presidente do TRE deve comunicar a Mesa Diretora do Legislativo sobre a cassação de Riva e o indeferimento dos recursos em segunda instância.
TRE tem 2 dias para julgar 200 registros de candidatura
O Tribunal Regional Eleitoral tem mais quatro dias para julgar os 200 processos de registros de candidatura protocolados na Justiça Eleitoral. Até a última segunda (2), o TRE já havia julgado 224 do total de 424 registros protocolados. Ao todo, 37 foram indeferidos, além de três pedidos de renúncia. Entre os motivos para o indeferimento, o mais comum é ausência de documentação exigida. Segundo o TRE, o acúmulo de registros não julgados é resultado da falta de organização dos partidos políticos. O prazo estipulado pela Justiça Eleitoral para o julgamento de todos os registro é 5 de agosto.
Em Cuiabá, Mendes lidera pesquisa com 41% dos votos; Silval é o 2º
Pesquisa realizada em Cuiabá revela que, se as eleições fossem hoje, o empresário Mauro Mendes (PSB) seria o mais votado na capital com 41,4% dos votos, seguido do governador Silval Barbosa (PMDB), candidato à reeleição, citado por 25,3% dos entrevistados. Já o ex-prefeito da cidade, Wilson Santos (PSDB), está em terceiro lugar com 22,4% das intenções de voto na própria base eleitoral. O candidato do PSOL, Marcos Magno, conta apenas com 1% dos votos dos cuiabanos.
TRE julga recurso de Mauro Mendes e parecer é pela reprovação
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) colocará em julgamento, até quinta-feira (05), o recurso eleitoral do candidato ao governo do Estado, Mauro Mendes (PSB), que tenta reverter a reprovação de sua prestação de contas na eleição de 2008, quando foi candidato a prefeito de Cuiabá.
Com candidatura barrada, Henry estuda lançar Português à Câmara
Com o mandato cassado e sustentado no cargo por força de uma liminar, inelegível por três anos e ainda barrado pela Justiça Eleitoral por ser considerado ficha-suja, o deputado Pedro Henry começa a avaliar a hipótese de um plano B diante das dificuldades que encontra para conseguir o registro da candidatura na busca do quinto mandato.
Riva se diz tranquilo e espera julgamento imparcial no TRE
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PP), recebeu com naturalidade o posicionamento do procurador regional eleitoral Thiago Lemos, que emitiu parecer contrário ao deferimento do registro de candidatura dele. “Eu não esperava outra coisa. Não há elementos para que meu registro não seja deferido. Estou muito tranquilo”, frisou o progressista, que deve ter o caso julgado pelo pleno do TRE nos próximos dias. “Espero ter um julgamento isento e tenho certeza de que vou ter minha candidatura deferida”.
Serão 155 mil eleitores a mais na eleição deste ano
Na eleição deste ano Mato Grosso terá 155 mil eleitores a mais do que há quatro anos, quando Blairo Maggi (PR) foi reeleito governador. Em junho de 2006 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrava 1.940.270 eleitores. Já em julho de 2010, o número saltou para 135.804.33.
Bancada de MT troca a Câmara por campanha
A Câmara Federal abriu os trabalhos ontem registrando a falta da maioria dos 513 parlamentares, entre eles a bancada federal mato-grossense. Com apenas a presença de cinco deputados federais, a Casa de Leis, por falta de quórum mínimo, não conseguiu sequer abrir a sessão. A maioria dos oito representantes de Mato Grosso deixou de marcar presença na Câmara para se dedicar as ações de campanha e de reuniões políticas além de atos de lançamento de comitês.
Jayme quer definir montante de recursos para a campanha
O senador Jayme Campos (DEM) tentará assegurar hoje, em Brasília, informações sobre aporte de recursos que será destinado à Mato Grosso para o lançamento da campanha do presidenciável José Serra (PSDB). Jayme, que é coordenador da campanha de Serra em Mato Grosso, deve se reunir com a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), para definir programação dos atos no Estado.