Noticias MT Eleições 2014
Marketing se prepara para embate na TV
Dias antes do início do horário eleitoral gratuito, as equipes de marketing intensificam as gravações dos programas dos candidatos ao governo de Mato Grosso. Mesmo apostando na internet e mídias sociais - uma nova tendência para ampliar a base eleitoral -, os candidatos não se esquecem de reforçar seus projetos nos meios de comunicação tradicionais.
Norma da Ficha Limpa não gera "insegurança"
Presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT), Ophir Cavalcante, entende que as normas da Lei da Ficha Limpa não geram insegurança jurídica ao processo eleitoral. A lei estabelece normas. Isso porque uma pessoa condenada por órgão colegiado fica dependente de uma decisão também colegiada de instância superior para ser candidato na condição de sub-judíce, ou seja, sustentada por uma liminar que pode ser cassada a qualquer momento.
PDT modifica estratégia no Estado
O produtor rural Zeca Viana (PDT), desistiu de concorrer a segunda suplência do Senado na chapa encabeçada pelo ex-procurador da República, Pedro Taques. Isso porque o apoio do prefeito de Primavera do Leste, Getúlio Viana, à candidatura do empresário Mauro Mendes ao governo do Estado provocou alterações na composição da chapa Movimento Mato Grosso Melhor Pra Você (PSB-PPS-PDT-PV).
Defesa de Wilson classifica atos como erros administrativos
A defesa do candidato ao governo do Estado, Wilson Santos (PSDB), protocolou documentação no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT) para corrigir o que classifica de "erros administrativos" no procedimento de entrega de documentos. Em parecer do dia 29 de julho, o Procurador Regional Eleitoral (PRE), Thiago Lemos de Andrade, indeferiu o pedido de registro de candidatura do tucano.
Defesa de Henry prepara medida no TSE
O deputado federal Pedro Henry informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que os advogados já estão analisando medidas cabíveis para recorrer do pedido de impugnação de candidatura no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mesmo com o revés sofrido no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), o parlamentar vai tocar a campanha sem constrangimentos por entender que não se trata de uma decisão definitiva e acredita fortemente nas possibilidades de reverter a situação nas esferas superiores do Judiciário.
"Decisão de prefeitos "infiéis" será ignorada pelo PR"
Após a decisão dos prefeitos do PR Getúlio Viana e Walter Lopes Faria, Primavera do Leste e Canarana respectivamente, de apoio a candidatura do empresário Mauro Mendes (PR), o secretário geral do Diretório Regional do partido republicano, Emanuel Pinheiro, disse que as decisões são isoladas e serão ignoradas pela cúpula.
Tribunal julga mais 65 registros de candidaturas e indefere 12
O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, em sessão plenária extraordinária deste sábado, 31 de julho, julgou 65 registros de candidaturas, totalizando 170 julgados até o momento, dos 424 protocolados na Justiça Eleitoral. Na sessão de hoje foram indeferidos 12 pedidos de registro de candidatura.
Mauro Mendes vai asfaltar a MT 020 em dois anos
Os 270 quilômetros da MT 020, que ligam Canarana a Paranatinga, serão asfaltados nos dois primeiros anos do governo Mauro Mendes. A garantia foi dada na noite desta sexta-feira (31.07), quando o prefeito Walter Lopes Faria entregou ao candidato ao governo um documento reivindicando a obra. Este é o nono compromisso assumido por Mauro Mendes e, segundo o candidato, vai mostrar à população da região do Araguaia o quanto ele é agradecido pelo apoio que está recebendo.
Mato Grosso fica fora da votação com leitor biométrico
As urnas com leitor biométrico, que permitem a identificação de eleitores por meio da impressão digital, serão usadas em 60 municípios de 23 estados brasileiros nas eleições de 2010, atendendo mais de 1 milhão de pessoas. O mecanismo, adotado pela primeira vez nas eleições de 2008, exclui a possibilidade de uma pessoa votar no lugar de outra. Os únicos estados que não terão votação biométrica este ano são Mato Grosso, Roraima e o Amazonas, além do Distrito Federal.
TRE indefere o registro de Henry; deputado é 1º "ficha suja" a cair
Pedro Henry é o primeiro a ser punido em Mato Grosso com base na Lei da Ficha Limpa. Em sessão neste sábado (31), o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral decidiu, por unanimidade, indeferir o pedido de registro da candidatura à reeleição do deputado federal. O progressista já estava com a situação jurídica complicada. Tinha sido condenado à inelegibilidade por três anos, o que o tira da disputa eleitoral. Além disso, só está no cargo por força de uma liminar obtida no TSE, pois foi cassado pelo TRE por compra de votos no pleito de 2006.