Noticias Politica MT
Três urnas foram trocadas pelo TRE nas eleições deste domingo em MT
As eleições suplementares que ocorrem neste domingo, 5 de dezembro, em Poconé, Campos de Júlio e Novo Mundo transcorrem dentro da normalidade, com apenas três urnas trocadas pelas de contingência, no município de Poconé.
TRE não deve julgar os 13 processos pendentes antes da diplomação
Treze investigações que apuram crimes eleitorais nas eleições deste ano tramitam no TRE e devem começar a ser julgadas pelos membros do Tribunal. Como muitas das ações são complexas e envolvem diligências e até perícias, não se sabe se o corregedor-geral, desembargador Márcio Vidal, juntamente com os demais membros do Pleno, vão conseguir apreciar todos os processos antes do dia 16, quando eleitos e reeleitos vão ser diplomados
PGE insiste em investigação estadual
A Procuradoria Geral do Estado de Mato Grosso é responsável, com exclusividade, pela Advocacia do Estado. Incumbe-se de representar o Estado em Juízo e prestar assessoria e consultoria jurídica ao Poder Executivo.
Justiça Eleitoral de plantão hoje
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE), desembargador Rui Ramos, voltou a frisar que a realização de eleições suplementares ocorre devido à reincidência da prática de crimes eleitorais que devem ser combatidos pela população - a maior prejudicada com a instabilidade na troca de prefeitos.
Prefeitos cassados teriam comprado votos
Desde a eleição municipal de 2008, mais de vinte prefeitos mato-grossenses já foram cassados, acusados de compra de votos e outros crimes eleitorais. A maioria conseguiu se manter no cargo por força de liminar. Neste ano, além de Poconé, Novo Mundo e Campos de Júlio, o TRE realizou eleições suplementares em Santo Antônio de Leverger e Ribeirão Cascalheira. A cidade de Matupá deve engrossar a lista das cidades que realizaram nova eleição para prefeito.
Mais de 40 vão pedir exoneração do governo
O governador Silval Barbosa (PMDB) recebe até a próxima quarta-feira um documento contendo pedido “simbólico” de exoneração de todos os secretários, presidentes de autarquias e órgãos públicos de Mato Grosso. A lista tem aproximadamente 40 postos de primeiro e segundo escalões da administração estadual. O ato, previamente anunciado na semana passada, é visto como movimento solidário da equipe gestora. A ideia é assegurar ambiente confortável a Silval para que promova as devidas alterações – principalmente as que dizem respeito à escolha de nomes para gerenciar os setores a partir de 2011.
Governo do Estado terá sistema de monitoramento
Sob o crivo do governador Silval Barbosa (PMDB), a Casa Civil do Estado passará a desempenhar papel tático em 2011 a partir da reforma administrativa que promete ‘revolucionar’ a gestão de Mato Grosso. A implementação do Sistema Integrado de Governo (SIG) cria o “espelho gerencial” do Estado, que terá domínio sobre toda a estrutura do Estado.
Leia mais...
TRE realiza hoje eleição em 3 cidades do Estado
Dois anos após a eleição municipal de 2008, os eleitores dos municípios de Poconé, Novo Mundo e Campos de Júlio voltam às urnas, neste domingo, para a escolha dos novos prefeitos. O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE) realiza novos pleitos em virtude da cassação dos candidatos eleitos, que obtiveram mais de 50% dos votos válidos. A expectativa é de que os candidatos vitoriosos sejam conhecidos até às 20h de hoje.
TCE obriga Silvério a nomear aprovados em concurso do TJMT
Apesar de aprovar as contas referentes ao exercício de 2009 do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), o Pleno do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE) determinou que a atual presidência, sob o comando do desembargador José Silvério Gomes, nomeie os candidatos aprovados no concurso público realizado em 2008 e, com isso, supra a deficiência de pessoal e ainda reduzir o número de contratados.

Vereador Nino volta a presidir a Câmara de Arenápolis em 2011 ao ser eleito com cinco votos nesta sexta-feira
Nino é novo presidente da Câmara de Arenápolis
O grande favorito era o vereador Cicero Francisco de Souza Neto (PP), o Neto, mas articulações políticas de bastidores minaram sua base que contava com cinco votos e o cotado passou a ser o vereador Antônio Cid Gomes Aragão (PP), o Toninho Serralheiro, mas de última hora foi eleito o vereador de segundo mandato Ednilson Martins Barbosa (PPS), que já presidiu o Poder Legislativo Arenapolitano na legislatura passada.