Noticias MT Eleições 2014
Esposa de Brunetto, Lucimara quer ser suplente de Abicalil
A empresária Lucimara Casagrande Brunetto colocou seu nome à disposição do PT com a intenção de conquistar a primeira ou segunda-suplência no Senado. Lucimara é esposa do deputado estadual Ademir Brunetto e presidente do diretório de Alta Floresta. Sempre apoiou o projeto da senadora Serys Marly (PT), que perdeu a chance de disputar a reeleição para o deputado federal Carlos Abicalil durante as prévias.
Wilson quer Serra na Capital já
O ex-governador de São Paulo e pré-candidato à Presidência da República, José Serra (PSDB), deve vir a Cuiabá neste sábado (29). Segundo a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS), uma das coordenadoras de agenda do presidenciável, ainda não há nada oficial, mas a visita deve ocorrer. A agenda do tucano é extensa e os militantes do Estado tentam trazê-lo para fortalecer o palanque do ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB), que disputará o Paiaguás em outubro. A vinda de Serra chegou a ser anunciada para o último dia 15, mas uma sequência de compromissos inviabilizou a visita, cancelada dias antes.
PR marca convenção para 30 de junho e pressiona Maggi para ter "chapa pura"
O Partido da República já definiu a data de sua convenção. Será em 30 de junho, na própria sede da agremiação, em Cuiabá. Na data, o PR deve homologar a coligação com o PMDB e o PT para as eleições majoritárias (governador e senador) e proporcionais (deputados federais e estaduais). Até lá, outros partidos podem fazer parte do arco de alianças, como prevê o presidente regional do PR, deputado federal Wellington Fagundes.
Sachetti e Cidinho brigam por suplência de Blairo Maggi ao Senado
O empresário Moisés Sachetti (PR) colocou seu nome a disposição para ser suplente do ex-governador Blairo Maggi (PR), pré-candidato ao Senado. Com isso, o partido têm dois nomes pleiteando as suplências, já que o ex-secretário de Projetos Estratégicos, José Aparecido dos Santos, também tem tentado convencer a cúpula republicana para caminhar ao lado de Maggi.
Mauro Mendes anuncia projetos do plano de governo
Alguns projetos que serão incluídos no plano de governo do pré-candidato Mauro Mendes (PSB) já começam a repercutir. É o caso do ‘Tolerância Zero’, que recentemente anunciado pelo socialista, já ganhou destaque nos veículos de comunicação do Estado. Antes, a criação da Secretaria das Cidades, anunciada em uma visita do Movimento Mato Grosso Muito Mais em Castanheira, já havia recebido manifestações de apoio dos mato-grossenses, em especial de autoridades municipais, que viram no projeto uma ferramenta de auxílio ao desenvolvimento municipalista e, consequentemente, de todo o Estado.
Convenção do PSDB, DEM e PTB vai acontecer no dia 19 de junho
O DEM, o PSDB e o PTB farão convenção única em 19 de junho. O chapão deve ser mantido para a disputa de candidatos a deputado federal. Já para as candidaturas à Assembleia, o partido do prefeito Chico Galindo caminhará sozinho. A chapa pretende eleger pelo menos três representantes na Câmara Federal.
Eleger federal demanda mais de 190 mil votos; 15 são cotados às 8 vagas
Os partidos e as coligações vão ter de romper a barreira dos 190 mil votos para eleger um deputado federal em Mato Grosso nas eleições de 3 de outubro. São 2 milhões de eleitores, 126 mil a mais se comparado aos dados da última eleição direta, que registrou 1,940 milhão de eleitores. Naquele pleito de 2006, a soma dos votos válidos dividida pelo número de vagas resultou no quociente de 179.412.
Em Barra do Garças, Silval lidera disputa com 43%; Wilson está com 30%
No município, Silval tem o prefeito de terceiro mandato Wanderlei Farias, do PR, como um dos cabos eleitorais. Dos entrevistados, 0,8% votaria em branco ou anularia o voto. Já o percentual de indecisos ou que não souberam responder é de 14,6%. A pesquisa está registrada no TRE-MT, sob protocolo 12.498/2010. Todos ouvidos moram na zona urbana.