Noticias MT Eleições 2014
PPS faz pré-convenção em 14 de junho para tentar desfazer racha
Militantes do PPS tentam chegar a um “denominador comum” no próximo dia 14, quando acontece a pré-convenção da sigla. Devem debater se vão apoiar o empresário Mauro Mendes (PSB) ou o ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) ao governo no pleito deste ano. A definição oficial vai ocorrer apenas entre 28 e 30 de junho, quando ocorre a convenção da sigla. Há uma grande expectativa em torno do encontro porque o PPS está rachado e o clima entre os militantes é tenso.
Novacki deve assumir coordenação de campanha de Maggi
O ex-secretário-chefe da Casa Civil, coronel PM Eumar Novacki, pode assumir a coordenação geral da campanha do ex-governador e pré-candidato a senador, Blairo Maggi (PR). Novacki é considerado o "braço direito" do ex-governador e deve assumir o papel fundamental de coordenar as ações de campanha. Ele também está acompanhando Blairo esteve pelo "estraideiro" na BR-163, cuja comitiva saiu ontem de SInop.
Pavimentação na BR-163 é foco de campanha
O pré-candidato ao Senado Blairo Maggi (PR) classificou as obras de asfaltamento da BR-163 até o município de Santarém (PA) como o pagamento de uma dívida histórica do país com colonizadores da Amazônia Legal. De acordo com o ex-governador de Mato Grosso, é preciso lembrar que inúmeros municípios do Nortão do estado e também do Pará nasceram ao longo do eixo da rodovia após o incentivo à migração rumo às regiões Centro-Oeste e Norte.
PSDB e DEM querem formar ‘chapão’ para disputar AL
Presidente regional do PSDB, a deputada federal Thelma de Oliveira reúne o diretório do partido, nos próximos dias, para apresentar proposta de formação de um chapão com o DEM para a disputa vaga na Assembleia Legislativa nas eleições deste ano. Ela participou na tarde de ontem, no Poder Legislativo, de reunião com representantes da bancada do Democratas. O presidente regional do DEM, Oscar Ribeiro, também fez parte das discussões.
Maggi se mantem na liderança; Antero e Abicalil disputam 2ª vaga
O ex-governador Blairo Maggi segue na liderança e estável na corrida ao Senado, aponta a nova rodada da pesquisa Mark, feita entre 19 e 24 deste mês, com abrangência estadual. O nome de Maggi figura com 36,7% das intenções de voto. Se as eleições fossem hoje, o republicano seria eleito para uma das duas cadeiras reservadas à representação mato-grossense no Congresso Nacional. Já pela segunda vaga há uma briga acirrada entre o ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB) e o deputado federal Carlos Abicalil (PT). Ambos permanecem praticamente empatados, com índices entre 16% e 17%.
Prefeito do PR aposta na competência de Antero
O pré-candidato ao senado Antero Paes de Barros (PSDB) recebeu apoio de mais um prefeito do PR. Nesta semana, foi a vez de Meraldo Figueiredo Sá, prefeito de Acorizal, afirmar que aposta em Antero para assumir o Senado Federal e representar a população de Mato Grosso.
Tucano continua mais rejeitado
O nome que enfrenta a maior rejeição entre os três pré-candidatos a governador é do tucano Wilson Santos, embora tenha caído o percentual de resistência nos últimos 30 dias, revela a segunda pesquisa do instituto Mark. No trabalho de campo realizado entre 19 e 24 deste mês, os pesquisadores fizeram a seguinte pergunta: "Se as eleições fossem hoje e os candidatos fossem estes em que o sr(a) não votaria de jeito nenhum para governador de MT?".
Em confronto de 2º turno, Silval bate Wilson e Mendes, diz Mark
Silval Barbosa seria reeleito hoje também se enfrentasse no segundo turno tanto o ex-prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) quanto o empresário Mauro Mendes, que está em pré-campanha à sucessão estadual pelo PSB. Nos confrontos simulados pelos pesquisadores do instituto Mark, na pesquisa realizada entre 19 e 24 deste mês, eles fizeram sondagem para levantar as intenções de voto do eleitorado mato-grossense.
Percival desmente Freire e garante que PPS vai caminhar com Mendes
O presidente estadual do PPS, deputado Percival Muniz, acredita que não há motivo para que a sigla não caminhe com o empresário Mauro Mendes (PSB) no pleito deste ano. Entende que a executiva nacional não vai intervir no Estado porque todas as exigências vão ser cumpridas. Ele cita que o presidente Roberto Freire fez exigências para que o partido tenha uma vaga na majoritária, para que o tempo de televisão do PPS não seja utilizado pela presidenciável Dilma Rousseff (PT) e que o partido siga os rumos que a maioria definir durante a convenção. “Dispomos de todas as condições”, enfatiza o parlamentar, no miniblog Twitter.
Peemedebista impõe frente também na espontânea
O nome de Silval Barbosa também cresceu nas intenções de voto na amostragem espontânea, aponta o instituto Mark. Ele está hoje com 24,3%. Ganhou 4 pontos percentuais em um mês. Na pesquisa divulgada em abril, o governador aparecia com 20,2%. O ex-prefeito da Capital Wilson Santos, pré-candidato da legenda tucana à sucessão estadual, perdeu um ponto e figura agora com 16%. A terceira e última colocação fica com o empresário Mauro Mendes (PSB), com 8,8%. O ex-socialista e agora republicano também registra declínio se comparado à pesquisa feita entre 16 e 21 de abril, quando foi citado espontaneamente como nome de preferência de 13,6% dos entrevistados na época.