Noticias MT Eleições 2014
Siglas ainda patinam para que as mulheres preencham 30% das vagas
O PR, assim como os outros partidos, encontra dificuldades para cumprir a legislação e destinar 30% das vagas das chapas proporcionais à Assembleia Legislativa e Câmara Federal às mulheres. Todos estão a caça delas, mas a tendência é que a exemplo de outras eleições o índice fique em torno dos 15%. “Apesar de termos muitas militantes mulheres. na hora de disputar uma vaga elas recuam”, avalia o secretário-geral do PR, Emanuel Pinheiro, pré-candidato a deputado estadual. Para ele, o baixo número de mulheres na política está relacionado com o inconsciente na cabeça delas.
Após convite, Jayme deve ser coordenador de José Serra
Convidado para coordenar a campanha do pré-candidato à Presidência da República José Serra no Centro-Oeste, o senador Jayme Campos (DEM) pode ganhar ainda mais força para despejar críticas, já que deverá atuar ainda em Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, caso aceite o convite feito pelo próprio tucano. À frente da campanha do ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), o democrata já tem seu discurso "pronto" para contrapor o maior adversário de Wilson, o atual governador Silval Barbosa (PMDB), que conta com o apoio do PR.
Pré-candidatos usam a web para aumentar popularidade
Antes mesmo da Justiça Eleitoral liberar a propaganda partidária, os pré-candidatos que disputarão a eleição neste ano já usam a internet como ferramenta para aumentar a popularidade e interagir com o eleitorado. Dos três pré-candidatos ao governo do Estado, por exemplo, apenas o ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), ainda não lançou o site oficial, que, no entanto, já está previsto para entrar no ar a partir do próximo dia 5.
"Nos últimos quatro anos eu tive que lutar pela sobrevivência, não tenho aposentadoria parlamentar, não tenho recursos"
Antero diz que eleição será difícil para ele e adversários
Se considerando mais maduro e defendendo o diálogo pelo bem de Mato Grosso e de sua sociedade, o ex-senador Antero Paes de Barros (PSDB), o único cuiabano que disputará as eleições majoritárias neste ano, considera que seu passado o coloca numa condição privilegiada para concorrer novamente ao Senado da República, mas ressalta que a eleição será difícil para ele e para seus adversários.
Sob Bezerra e Totó, velho PMDB quer lançar Elarmin ao Senado
O cacique do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra, prepara um movimento de bastidores, numa ação com o seu afilhado político Totó Parente, para lançar ao Senado o ex-deputado e ex-superintendente do Incra-MT, advogado Elarmin Miranda. Essa foi a estratégia encontrada pela velha safra do partido para pressionar tanto o governador Silval Barbosa, que busca a reeleição, quanto Blairo Maggi, líder nas intenções de voto para o Senado. O ato deve ocorrer na próxima semana e, se não for contido, pode provocar racha na base governista, já que os nomes colocados à senatória são de Maggi e do deputado federal Carlos Abicalil (PT).
Jayme faz duras críticas a Pagot em encontro com Serra
O senador Jayme Campos (DEM) não poupou críticas ao diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte Luiz Antonio Pagot, esta tarde, durante solenidade de lançamento da pré-candidatura de Wilson Santos, com a presença do presidenciável tucano José Serra. O cacique democrata em alto e bom som chamou o "homem de ferro" do governo Blairo Maggi de "mentiroso". "O tão falado asfalto a BR-163 que o presidente do DNIT fala é uma mentira deslavada", disparou Jayme Campos numa referência a conclusão das obras da rodovia BR-163 que liga Mato Grosso até Santarém (PA), que Pagot previu concluir até o final de 2011.
Peemedebista participa de atos hoje no interior do Estado
O peemedebista Silval Barbosa (PMDB) participa hoje de uma extensa agenda pré-eleitoral no interior do Estado. Acompanhado de representantes da cúpula do PMDB, o chefe do Executivo estadual participa de reuniões e atos políticos neste sábado em Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte e Alta Floresta. Na cidade será realizada exposição - evento que contará também com a presença do presidente regional, Carlos Bezerra (PMDB).
Em pré-convenção, PPS tenta resolver a celeuma interna
A direção estadual do PPS tentará, na convenção da legenda, marcada para o dia 26, na Capital, encerrar de uma vez a celeuma que persiste no partido sobre o apoio ao candidato ao governo no pleito deste ano. Uma estratégia costurada nos bastidores do PPS visa aproximar o presidente municipal, Ivan Evangelista, do Movimento Mato Grosso Muito Mais – encabeçado pelo empresário Mauro Mendes (PSB).
PMDB insiste na senadora Serys de vice de Silval
O PMDB volta a se reunir com a senadora Serys Slhessarenko (PT) nos próximos dias em encontro que tentará assegurar o apoio da parlamentar para o candidato à reeleição, Silval Barbosa. Serys, que começa a dar sinais de que poderá rever alguns pontos sobre o projeto político, é cotada para assumir o cargo de vice da chapa majoritária encabeçada por Silval.
Considerando valores do passado, a safra 09/10 teve um custo médio de R$ 1,59 mil e a projeção atual aponta R$ 1,47 mil
José Serra desembarca às 14 horas em Cuiabá
Num evento suprapartidário, o PSDB, o DEM e o PTB recebem hoje, na Capital, o presidenciável tucano, ex-governador de São Paulo, José Serra. Ele chega ao aeroporto Marechal Cândido Mariano Rondon, em Várzea Grande, às 14h, onde será recepcionado pelos principais líderes das siglas aliadas, como o candidato ao governo, ex-prefeito Wilson Santos, e a presidente regional do PSDB, deputada federal Thelma de Oliveira, além do candidato ao Senado, Antero Paes de Barros, e o senador democrata Jayme Campos.