Noticias Politica MT
Afastado pela OAB, genro de Célia Cury obtém liminar
O juiz da 20ª Vara Cível da Comarca de Cuiabá, João Ferreira Filho, deferiu o pedido de liminar impetrado pelo advogado Rodrigo Vieira Komochena contra a decisão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT) que o proibiu temporariamente de exercer a função, juntamente com outros cinco advogados, até a conclusão do processo administrativo que investiga suposto envolvimento deles em venda de sentenças e exploração de prestígio junto ao Judiciário mato-grossense, conforme apontou a operação Asafe, deflagrada no mês passado pela Polícia Federal.
OAB suspende registro sem ouvir genro de Cury e juiz revoga punição
O advogado Rodrigo Vieira Komochena, que teve seu registro profissional suspenso por 90 dias pela OAB-MT após ser preso pela Polícia Federal durante a Operação Asafe, conseguiu reverter a decisão na Justiça. Seu advogado, Alcides Batista de Lima Neto, ingressou com um mandado de segurança junto à 20ª Vara Cível da Capital e o juiz João Ferreira Filho deferiu o pedido. Rodrigo, investigado por suposta participação num esquema de venda de sentenças no Estado, é genro do desembargador aposentado compulsoriamente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Tadeu Cury, e de Célia Cury, apontada como uma das "cabeças" da quadrilha.
Riva propõe Programa de Terapia Natural em MT
Programa de Terapia Natural. Este é o nome do projeto de lei, em tramitação na Assembleia Legislativa, que objetiva melhorar o bem estar da população mato-grossense. Quem assina a proposta é o presidente da Casa de Leis, deputado José Riva (PP). A matéria está sendo analisada na Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social.
Três magistrados surgem com força para suceder presidente
Já começaram as articulações visando a eleição para a presidência do Tribunal de Justiça, que acontece em novembro. Pelo regulamento, podem concorrer os três magistrados mais antigos. Estão no páreo os desembargadores Rubens de Oliveira, Orlando Perri e Manoel Ornelas.
A medida, segundo o presidente do TJ, José Silvério Gomes, tenta evitar a convocação de juízes
Sem desembargadores, TJ reduz as câmaras
Em razão do déficit de desembargadores, quatro câmaras do Tribunal de Justiça de Mato Grosso serão desativadas temporariamente. A medida foi tomada ontem de manhã pelos magistrados, durante uma reunião para discutir a crise que vive o Poder Judiciário.
TCU traz 252 de MT com contas rejeitadas; há mortos; veja lista que contém nomes de Arenápolis, Alto Paraguai, Denise, entre outros
Dos 4.922 agentes públicos na lista do Tribunal de Contas da União como responsáveis por contas julgadas irregulares nos últimos 8 anos, 252 são de Mato Grosso. São ex-governadores e ex-vice-governadores, como Osvaldo Sobrinho, ex-prefeitos, como Roberto França e José Meirelles (ambos de Cuiabá), Adevair Valim (Nobres) e Levino Heller (Itaúba), ex-secretários estaduais e municipais e diretores de autarquias. A lista foi entregue ao presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski.
Após acidente, polícia indicia prefeito do DEM por homicídio
O prefeito de São José do Xingu, Gilberto Mendes Leoncini (DEM), o Betão, foi indiciado nesta segunda (21) por homicídio culposo após bater em uma motocicleta. O piloto Alan Dias da Luz (39) não resistiu aos ferimentos e morreu na hora. O acidente ocorreu na BR-080, por volta das 6h30, nas proximidades do distrito de Espigão do Leste, em São Félix do Araguaia, região conhecida pelo nome de “Os Baianos”.
Governo recebe pedido de quadra poliesportiva para escola de Tangará
Pelo menos 570 alunos de aproximadamente 10 bairros de Tangará da Serra já podem contar com a possibilidade de vir a ter uma quadra poliesportiva coberta para suas atividades de recreio, físicas e as que envolvem a prática de esportes, na Escola Estadual Vereador Manoel Marinheiro.
Governo Itinerante é considerado "abuso" pelos adversários de Silval
O programa Governo Itinerante tem sido considerado propaganda extemporânea por parte dos adversários do governador Silval Barbosa (PMDB), pré-candidato à reeleição, no processo eleitoral. O ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), que disputará o comando do Palácio Paiaguás, por exemplo, avalia que o projeto é “injusto” com ele (Wilson) e para com o outro concorrente ao pleito, empresário Mauro Mendes (PSB).
Tribunal de Justiça derruba lei promulgada pela Câmara de Sorriso
O pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso reconheceu, por unanimidade, que uma lei municipal, promulgada pela câmara de vereadores, afronta à Constituição Federal gerada. O judiciário anulou a lei que alterava atribuições de secretarias municipais, causando gastos e sem sugerir receita por considerar que usurpou a competência exclusiva do Poder Executivo, em confronto com a constituição Estadual, Lei Orgânica do Município e a Constituição Federal.