Noticias Politica MT
Vuolo quer uma secretaria de Silval, assumir o PR e disputar a prefeitura
O vereador e ex-secretário de Cultura de Cuiabá Francisco Vuolo só esperou passar as eleições de 3 de outubro para anunciar planos políticos audaciosos, mesmo com as dificuldades e resistência que encontra dentro do PR, maior legenda do Estado em número de ocupantes de cargos eletivos. Ele sonha em se tornar secretário do governo Silval Barbosa, assumir o comando da sigla republicana em Cuiabá e concorrer, com respaldo do Palácio Paiaguás, à cadeira de prefeito em 2012. As estratégias foram revelados pelo próprio parlamentar em conversa informal com um grupo de pessoas que, na semana passada, estavam reunidas numa empresa.
Cassado, Eliene ganha sobrevida
A Mesa Diretora da Câmara Federal ainda não recebeu a notificação do TRE de Mato Grosso sobre a cassação do deputado Eliene Lima (PP), que foi punido, pela segunda instância no último dia 13, após ser acusado de abuso de poder econômico. Conforme funcionários da secretaria-geral da Casa, até agora nada foi protocolado sobre o assunto. Tão logo receba a notificação, a Mesa Diretora desencadeia uma nova tramitação, a qual poderá possibilitar ao parlamentar mais uma sobrevida. Esse ritual está previsto na Constituição Federal, mais exatamente em seu artigo 55, que trata da perda de mandado pelo deputado ou senador.
Eleitor pode imprimir justificativa eleitoral diretamente do site do TRE
Os eleitores que não estiverem em seu domicílio eleitoral no próximo domingo de eleições, deverão justificar a ausência apresentando em uma sessão eleitoral ou em um posto de justificativa o formulário de justificativa de voto. Para evitar as filas, o eleitor pode levar o documento já preenchido e apenas entregar em um posto de justificativa ou sessão eleitoral. O formulário pode ser impresso diretamente do site do Tribunal Regional Eleitoral, no endereço www.tre-mt.jus.br , ou retirado pessoalmente nos cartórios e postos eleitorais.
Presidente do TRE critica data marcada para o segundo turno
O presidente do Tribunal Regional Eleitora, desembargador Rui Ramos esteve hoje ao vivo no Bom Dia Mato Grosso. Durante a entrevista, ele informou que a estrutura usada pelo TRE neste segundo turno será a mesma usada em primeiro turno, desde a logística até os mesários e a quantidade de urnas.
Ministro do TSE nega liminar a prefeito e vice cassados no Estado
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Arnaldo Versiani negou liminar, na quinta-feira (28), solicitada pelo prefeito cassado de Novo Mundo (790 km de Cuiabá), Aurelino Pereira de Brito Filho (PT) e do vice, Cassiano Martins Reis (PP), para que anulasse a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso. Ambos foram cassados sob acusação de compra de votos na campanha de 2008.
Eumar Novacki tem recurso negado pelo TJMT e permanece
O major Eumar Novacki teve recurso indeferido pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) ao tentar suspender a liminar que cancelou as promoções a tenente-coronel e a coronel da Polícia Militar. Dessa forma, o ex-secretário chefe da Casa Civil e atual assessor especial da pasta continuará com a patente de major.
Juiz federal extingue ação contra ex-prefeito do Nortão
O juiz federal Murilo Mendes extinguiu a ação de improbidade administrativa proposta contra o deputado estadual eleito e ex-prefeito Romoaldo Júnior (PMDB), de Alta Floresta. A decisão beneficia também os empresários Darci e Luiz Antônio Trevisan Vedoin, acusados com o peemedebista de fraude em licitação para compra de ambulância com preço superfaturado no escândalo conhecido como "máfia dos sanguessugas".
Ricarte avalia que Pedro Henry não será atingido pela Lei da Ficha Limpa
A decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que fizeram valer as regras aprovadas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tornando válida já nas eleições de 2010 as regras impostas pela Lei Complementar 135/2010, conhecida como Lei da Ficha Limpa, não deve atingir o deputado federal Pedro Henry (PP/MT), que não conseguiu o registro de sua candidatura no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TER-MT).
Governo é contra qualquer mordaça à imprensa, diz Eder Moraes
O secretário-chefe da Casa Civil, Éder Moraes, considera inviável o pré-projeto de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Savi (PR), que trata da instituição do Conselho Estadual de Comunicação para controlar as informações veiculadas pela imprensa de Mato Grosso. “O governo é contra qualquer tipo de censura ou mordaça aos veículos de comunicação”, declarou.
Acuado, Savi desiste do Conselho que iria monitorar imprensa de MT
Acuado pelas críticas de diferentes segmentos e sem apoio dos colegas deputados e nem mesmo do governador reeleito Silval Barbosa, o presidente da Assembleia Mauro Savi (PR) decidiu não aprofundar nas discussões e muito menos apresentar o projeto que criaria em Mato Grosso o Conselho Estadual de Comunicação. Na prática, seria espécie de lei da mordaça. Mesmo na fase de preprojeto, a proposta repercutiu negativamente. Savi mandou-a para o arquivo.