Artigos Opinião
Cabaré de cegos
Você que me lê deve ter alguém da sua família ou do seu círculo de amizades que, também, foi vítima do mesmo mal. Enfim, estamos frente a uma tragédia universal e anunciada. Tivemos, aqui no Estado de Mato Grosso, tempo para nos preparar, pois foi um dos últimos estados onde a doença apareceu.
Discurso de Ódio
O termo em questão “Discurso de Ódio” (que de forma genérica, qualquer ato de comunicação que inferiorize ou incite ódio contra uma pessoa ou grupo, tendo por base características como: raça, gênero, etnia, nacionalidade, religião, orientação sexual e por ai vai).
Placebos da Esperança
Parece ser o que está acontecendo na Índia, no Continente Africano e mais recentemente Belém do Para e outras cidades do Brasil.
Higiene do sono
Melhorar a rotina de sono requer cuidados básico, porém contínuos. Dormir bem reflete na forma como alimentamos nosso cérebro de boas memórias. Isso porque é no sono que fazemos a restauração de tudo que absorvemos de informação no dia, tanto física quanto emocional e até mesmo a nossa alimentação.
Viver bem com pouco
A pandemia do covid19 está transformando o modo de viver de todo mundo em todo o mundo. Fatores garantidos como o trabalho, o emprego, a economia, a política, a educação, a saúde, as políticas pessoais e públicas, estão rapidamente entrando em cheque.
Política não é torcida
Mesmo sem a participação destas instituições, era possível o Governo Federal conseguir desenvolver programas sólidos, desde que construísse suas propostas sobre bases de informações técnicas, que podem nortear os programas do início ao fim, buscando alcançar os resultados desejados.
Internet e liberdade de informação
Porém, como tudo no sistema algumas distorções são criadas, e elas devem ser avaliadas com neutralidade, para percebermos se algumas narrativas não fogem do papel social do político, bem como se não seria o caso de uma abordagem diferente por quem fala, e de uma visão mais crítica da população que é o receptor da mensagem.
A Magia da Recuperação Judicial
A crença que a recuperação judicial possa ser uma fórmula mágica para superação das adversidades provadas pela redução do faturamento das empresas pode ser um tiro de misericórdia. Acreditar que a recuperação judicial seja o toque de magia para eliminação dos problemas financeiros pode ser o último suspiro do empresário.
Quanto vale o seu trabalho?
Uma grande remuneração, por mais doloroso que seja ouvir isso, não se trata de cumprir obrigações julgadas como básicas do dia a dia, que foram maquiadas por diminuírem o esforço da pessoa, e infelizmente acabaram por fantasiar a realidade e favorecer ao outro o auto iludir-se e se vitimar diante da empresa exploradora e cruel.
“Novo normal” é só um chavão
Aliás, Manaus é um exemplo que nos ajuda a evitar o desespero, pois tudo indica que tal como lá chegaremos a um pico de infecções, começando em seguida uma acentuada curva descendente. Tanto que a capital amazonense, em poucos dias, já desativou um hospital de campanha e está abrindo a economia local com os devidos cuidados.