Publicado em Quarta - 07 de Agosto de 2019 | por Paulo Henrique da Silva

O espantalho da ineficiência

Há aqui um clássico problema de incentivos. Burocratas e políticos não sofrem penalidades por não entregarem os resultados esperados pela sociedade. Em tese, estão sujeitos a demissão ou não reeleição, respectivamente, mas na prática isso não ocorre.

Leia mais...

Novos tempos para o Intermat. Novos tempos para Mato Grosso.

Publicado em Terça - 06 de Agosto de 2019 | por Irajá Lacerda

A titulação de terras em Mato Grosso passou por um longo processo até o Intermat ser instituído pela Lei 3.681, no ano de 1975. Criado para executar as políticas agrária e fundiária do estado, o órgão foi originado para garantir ao trabalhador rural e urbano o acesso à terra e melhoria na qualidade de vida.

Leia mais...

Frete é oferta e demanda

Publicado em Terça - 06 de Agosto de 2019 | por Miguel Vaz Ribeiro

No Brasil, de acordo com a Fundação Dom Cabral, a malha rodoviária é utilizada para o escoamento de 75% da produção, seguida por 9,2% da marítima. O transporte aéreo é responsável por 5,8% do escoamento e o ferroviário 5,4%, enquanto a cabotagem 3% e o hidroviário 0,7%.

Leia mais...

Amadurecimento

Publicado em Segunda - 05 de Agosto de 2019 | por Onofre Ribeiro

Graças às navegações as Américas foram incorporadas à civilização ocidental. Porém, acabaram contaminadas com as dores europeias de uma península Ibérica retrógrada mesmo para o século 16. Na época Portugal e Espanha guardavam a essência da Igreja medieval com toda a sua carga de religiosidades e de poder político.

Leia mais...

Dia do advogado

Publicado em Segunda - 05 de Agosto de 2019 | por Otacilio Peron

Como Presidente da OAB, deveria apoiar as investigações e não condená-las. Não pode utilizar-se da OAB para defender suas ideologias ou até interesses pessoais.

Leia mais...

Envelhecimento e demência

Publicado em Segunda - 05 de Agosto de 2019 | por Juacy Silva

A vida só tem sentido e significado se e quando temos consciência plena de nossa existência, nossa realidade passada, presente e nossas projeções/sonhos de futuro. Sem isso, acabamos apenas vegetando e aos poucos vamos nos perdendo em um grande vazio existencial, onde a morte é apenas uma ponte que nos liga `a transcendência imaterial ou espiritual.

Leia mais...

Trilhos, depende de nós!

Publicado em Sexta - 02 de Agosto de 2019 | por Wellington Fagundes

E começo pela história, para fazer justiça aos que iniciaram esse fantástico empreendimento.

Leia mais...

O Casamento Social dos 300 anos

Publicado em Sexta - 02 de Agosto de 2019 | por Márcia Pinheiro

Foi feita a Reforma Trabalhista. Dificilmente será modificada. A reforma da Previdência está a caminho e a Tributária seria aprovada também este ano. Além de uma reforma Administrativa, incluindo o fim da estabilidade nos cargos efetivos.

Leia mais...

Dois momentos

Publicado em Quinta - 01 de Agosto de 2019 | por Alfredo da Mota Menezes

Pode vir ainda reforma do sistema financeiro, baixar juros e até um novo pacto federativo, além da independência do Banco Central. Governos não poderiam fazer o que querem na economia pensando na próxima eleição.

Leia mais...

“Quo vadis”?

Publicado em Quinta - 01 de Agosto de 2019 | por Auremácio Carvalho

Não temos governante, mas um ocupante do cargo alienado e desconectado da nossa realidade. O governo é um constante BBB, de baixo nível. Enquanto são piadas de mau gosto, ainda passa. Mas, ofender a vida e debochar da morte de militante, ai já estamos no terreno da ditadura, que vemos em países vizinhos. É a demonstração de uma personalidade doente, que aflora e que ele não consegue controlar.

Leia mais...