Noticias MT Eleições 2014
Mendes quer PT "inteiro" e aposta em "revolta" no PMDB
O pré-candidato ao Governo de Mato Grosso, empresário Mauro Mendes (PSB), que recebeu hoje apoio da senadora Serys Slhessarenko (PT), após ela ser derrotada nas prévias da legenda que indicou o candidato a senador, afirmou que quer buscar o apoio partido "por inteiro".
Números finais reduzem vantagem de Abicalil e fragiliza vitória
De fato, o resultado das prévias realizada domingo pelo Partido dos Trabalhadores para escolha do candidato ao Senado é bastante ruim para o vencedor, o deputado federal Carlos Abicalil. Depois de propagar um percentual acima de 4 pontos percentuais de vantagem sobre a senadora Serys Slhessarenko, os números oficiais divulgados nesta segunda-feira apontaram a vitória do deputado federal por apenas 3,7%. Ele terminou com 51,46% e a senadora com 48,13%.
Abicalil venceu com ajuda de Valdebran e manobras, diz Jairo
O histórico e polêmico membro das executivas Estadual e municipal do PT, Jairo Rocha, acusa o deputado federal Carlos Abicalil de ter utilizado indevidamente o Incra, a Funasa e a secretaria estadual de Educação (Seduc) para vencer as prévias contra a senadora Serys Marly e emplacar o nome dele à senatória. Segundo Jairo, o deputado teve a ajuda do empreiteiro e lobista Valdebran Padilha, preso no último dia 07, durante a Operação Hygeia, para derrotar Serys. “Ele (Abicalil) sabe como usar a Funasa, o Incra e a Educação a seu favor”, dispara. Jairo alerta que pelo menos 48% dos militantes do PT vão acompanhar a senadora e apoiar Mauro Mendes, pré-candidato do PSB, na disputa ao governo.
Decisão de Serys “atordoa” grupo de Abicalil e o Governo
O deputado federal Carlos Abicalil, presidente do Diretório Regional do PT, deveria ir na tarde desta segunda-feira ao Palácio Paiaguás e ser recebido com a pompa de ser o candidato ao PT ao Senado Federal, do alto de sua vitória na prévia realizada domingo. Mas a história não foi bem assim. Minutos depois de fazer um discurso de tentativa de apaziguamento das arestas criadas por conta da acirrada disputa interna, Abicalil “embranqueceu” ao tomar conhecimento de que a senadora Serys Slhessarenko anunciara que vai apoiar partido a candidatura de Mauro Mendes, do PSB, ao Governo. Ficou atordoado; ele, seu grupo político e o próprio Governo.
Serys anuncia apoio a candidatura de Mauro Mendes
O Movimento Mato Grosso Muito Mais ganha mais um reforço. Em coletiva à imprensa na manhã desta segunda-feira (19), a senadora Serys Slhessarenko (PT) anunciou apoio ao pré-candidato ao governo, Mauro Mendes (PSB). A parlamentar enfatizou que está fora de qualquer disputa eleitoral em 2010, mas não medirá esforços em prol da candidatura de Mendes. “Trabalharei todo o meu entorno para eleger Mauro”.
Serys manda Abicalil costurar crise e diz que não apoia gananciosos
Um racha sem precedentes deve prejudicar a tentativa do deputado federal Carlos Abicalil de ir ao Senado e já tem impactos na pré-candidatura à reeleição do governador Silval Barbosa (PMDB), que vê cerca de 48% dos petistas debandando para o grupo que apoia o seu adversário político Mauro Mendes (PSB), seguindo Serys que foi derrotada nas prévias neste domingo (18). “Agora temos duas candidaturas para discutir. Mendes também faz parte da aliança nacional e vou defender o seu nome internamente”, declarou.
MPE promove "Encontro Eleitoral 2010" para promotores de Justiça que irão atuar nas próximas eleições
Visando capacitar os promotores de Justiça que irão atuar nas próximas eleições estaduais, a Procuradoria Geral de Justiça (PGJ) promoverá nesta semana, nos dias 22 e 23 (quinta e sexta-feira), o "Encontro Eleitoral 2010". O evento reunirá 61 promotores, além de procuradores da República. A abertura ocorrerá na quinta-feira (22), às 19h, no auditório da PGJ.
Após derrotar Serys nas prévias, Abicalil tenta evitar debandada
Depois de passar no teste das prévias deste domingo, com vitória sobre a senadora Serys Marly, o deputado federal Carlos Abicalil tem agora a difícil missão de contornar a crise interna. Precisa juntar os cacos do que sobrou de um PT que perde forças cada vez mais por causa de envolvimento de filiados em escândalos e de posições contraditórias. Abicalil recebeu duro recado de correligionários de Serys. Na bronca, eles adiantaram que não vão apoiá-lo. Um grupo de vereadores, sob argumento de que Serys foi boicotada no direito de concorrer à reeleição, ameaça pedir desfiliação em massa.
Serys lamenta derrota e diz que não faz "política de poder"
A senadora Serys Marly (PT) preferiu não se pronunciar oficialmente sobre sua derrota na disputa interna contra o deputado federal Carlos Abicalil, que passa a ser o pré-candidato da sigla ao Senado. Mesmo assim, ela desabafou em sua página do Twitter. Agradeceu o apoio dos militantes que foram às urnas votar e anunciou uma coletiva à imprensa, agendada para 10h30 em seu escritório, na Capital. Em suas mensagens a petista se mostrou serena, mas não escondeu a perplexidade com derrota. “O resultado não foi positivo para nós nessas prévias do PT em MT. Não serei candidata ao Senado nessas eleições, infelizmente”, pontua a senadora.
Serys vence prévias em Sinop; apuração estadual em andamento
A votação nas prévias terminaram agora há pouco, e já começou a contagem dos votos em cada diretório. Só Notícias apurou os resultados em três municípios na região. Em Sinop, Serys venceu. Dos 161 votos, ela obteve 124. Abicalil recebeu 34. dois foram em branco e um voto nulo. 445 filiados estavam aptos a votar, num dos maiores diretórios petista no estado.